Categories: Notícias

Curso em Porto Alegre vai discutir o cinema de terror no Brasil

O terror há muito tempo está presente no cinema produzido no Brasil e, nos últimos anos, ganhou mais atenção em filmes bastante elogiados, como Trabalhar Cansa (2011), de Marco Dutra e Juliana Rojas, que conta no elenco com Marat Descartes e Gilda Nomacce, e também produções independentes, como Condado Macabro (2015).

Para discutir o panorama do gênero no Brasil, a Cine UM promoverá, nos dias 29 e 30 de agosto, o curso Horror no Cinema Brasileiro. O objetivo é mostrar e contextualizar tanto as obras consagradas quanto filmes mais obscuros e desconhecidos, e apresentar um apanhado das realizações recentes, colocando em perspectiva o que pode indicar o futuro do gênero no cinema brasileiro. O curso será realizado na Cinemateca Capitólio, Rua Demétrio Ribeiro, n° 1085, Porto Alegre.

Dividido em quatro encontros, o curso terá, nas duas primeiras aulas, um apanhado histórico do terror brasileiro, desde as influências nas chanchadas, o uso de lendas do folclore e de elementos tradicionais, a consagração de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, como um ícone e também os nomes menos conhecidos do grande público.

As outras duas aulas focarão na influência de histórias de fenômenos, como os tratados em Joelma, 23° Andar (1979) e O Médium (1983), nas produções mais recentes, nas novas tecnologias, filmes independentes e o futuro do gênero. As informações sobre inscrições, valores e formas de pagamento podem ser encontradas na página oficial da Cine UM, clicando aqui, pelo telefone (51) 9320-2714 ou pelo e-mail cineum@cineum.com.br.

Quem ministrará as aulas será Carlos Primati, que é jornalista, crítico, historiador e pesquisador. Primati publicou artigos sobre a obra do Zé do Caixão e sobre o torror no cinema brasileiro. Também colaborou no livro Maldito, de André Barcinski e Ivan Finotti. Pela Cine UM, já ministrou os cursos A Obra de Alfred Hitchcock, História do Cinema de Horror, Zé do Caixão: 50 Anos de Terror, Expressionismo Alemão: Uma Sinfonia de Luzes e Sombras e Ficção Científica dos Anos 50.

(Fonte: Cine UM Produtora Cultural)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)

À Beira da Extinção :: Confira um trecho com imagens inéditas do sci-fi em cartaz no Looke (Exclusivo)

Coprodução Austrália/Estados Unidos mostra os efeitos da queda de um meteoro numa comunidade rural.

4 dias ago

Laurent Cantet, cineasta vencedor da Palma de Ouro, morre aos 63 anos

Diretor francês foi aclamado por títulos como Recursos Humanos (1999) e Entre os Muros da…

4 dias ago

This website uses cookies.