O longa A Natureza das Coisas Invisíveis, dirigido por Rafaela Camelo, foi exibido na noite desta terça-feira, 19, no Palácio dos Festivais, integrando a mostra competitiva de longas brasileiros do Festival de Gramado 2025. A sessão reuniu imprensa, convidados e público para a estreia desta produção do Distrito Federal, que mistura drama, comédia e fantasia, explorando a sensibilidade das relações humanas através da perspectiva infantil e feminina.
E na manhã desta quarta-feira, 20, Rafaela Camelo e uma das atrizes do projeto, Camila Márdila, concederam entrevista exclusiva ao Papo de Cinema, detalhando a construção das personagens, a condução das crianças no set e os desafios de transpor um roteiro sensível e delicado para a tela.
As declarações revelam a atenção cuidadosa ao universo feminino, à relação entre mães e filhas e ao vínculo que nasce entre Glória e Sofia, protagonistas da história. Confira!
A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS
SINOPSE
Em A Natureza das Coisas Invisíveis, Glória (Laura Brandão), de 10 anos, passa as férias no hospital onde sua mãe (Larissa Mauro) trabalha. Lá conhece Sofia (Serena), filha de Simone (Camila Márdila), que acredita que a piora na saúde da bisavó (Aline Marta Maia) é causada pela internação.

Unidas pelo desejo de escapar do ambiente hospitalar, as meninas encontram conforto uma na outra. Quando a partida se torna inevitável, elas e suas mães seguem para um refúgio no interior de Goiás, vivendo os últimos dias de um verão inesquecível.
RAFAELA CAMELO
A INSPIRAÇÃO
Rafaela destacou a construção de personagens femininas e a importância de explorar diferentes tipos de amor: “tenho muita vontade de fazer histórias que falem sobre amor, mas que não sejam voltadas ao amor romântico. Existem tantos outros amores na vida: grandes amizades, pessoas que criam um elo para a gente, quase como uma família. O filme mostra o nascimento desse grande amor entre duas crianças que estão ali em suas próprias formas de vínculo, conectando-se pelo que vivem. Além disso, a presença feminina é muito forte: duas mães solo, o hospital cheio de mulheres… tudo isso constrói a narrativa de maneira orgânica”.
AS PEQUENINAS
A diretora também falou sobre o trabalho com as crianças em A Natureza das Coisas Invisíveis: “as meninas são o amor da minha vida. Foi um grande encontro. Elas contribuíram para fechar o roteiro de certa forma, com suas ações genuínas, a forma de se mover no espaço, como prestam atenção. Mesmo em um quarto de hospital, elas encontram algo para brincar, algo para se conectar. Isso trouxe autenticidade ao filme”.

CAMILA MÁRDILA
ENTREGA E SENSIBILIDADE
Camila Márdila comentou sobre a colaboração com Rafaela e a emoção de interpretar Simone: “o filme é muito genuíno. Não há piloto automático; tudo é descoberta, tanto na temática quanto na forma de realização. A condução foi feita com sensibilidade e colaboração. A Rafaela é uma roteirista fantástica, e o roteiro permite que a atriz se envolva, descubra nuances, viva os conflitos e a violência das cenas com intensidade real. É um processo de entrega constante, mas muito recompensador”.
O Papo de Cinema segue presente no Festival de Gramado 2025, trazendo entrevistas exclusivas, bastidores e reportagens. Fique ligado para mais destaques da Serra Gaúcha.
Ver essa foto no Instagram
Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Faça Ela Voltar - 20 de agosto de 2025
- Rabia: As Esposas do Estado Islâmico - 20 de agosto de 2025
- Anônimo 2 - 20 de agosto de 2025
Deixe um comentário