9 mai

CineOP 2024 :: Vem aí a 19ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto

Tendo como premissas principais o tratamento do cinema como patrimônio, com enfoques em preservação, história e educação, a 19ª edição do CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto está confirmada. Ela acontecerá entre os dias 19 e 24 de junho na cidade histórica mineira de Ouro Preto, cenário barroco que dará boas-vindas ao cinema. Exibindo como diferencial esse olhar carinhoso e sério às questões que envolvem a preservação do nosso patrimônio audiovisual, o evento contará com exibições de curtas e longas-metragens, homenagens, rodas de conversa, debates com realizadores, além de manifestações culturais (literatura, teatro, danças, etc) que prometem encher de cores e arte as ruas de uma localidade em cujas paredes está impressa parte importante de nossa História.

LEIA MAIS
Baby :: Teaser revela imagens do filme brasileiro LGBTQIA+ que estará no Festival de Cannes
Fantaspoa 2024 :: Confira a lista de vencedores da 20ª edição do festival
Motel Destino :: Karim Aïnouz comenta retorno ao Festival de Cannes com seu mais novo filme

Festa Junina da CineOP. Foto/Jackson Romanelli

Como de costume, a programação da 19ª edição do CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto será inteiramente gratuita. A expectativa dos organizadores é atrair cerca de 20 mil pessoas, entre equipes, convidados, imprensa e público, ou seja, mais uma vez demonstrando a força da indústria criativa como uma área econômica de suma importância estratégica. A programação ainda não foi anunciada, mas o material enviado à imprensa cita como atrações cinematográficas: pré-estreias nacionais e regionais, retrospectivas, sessões dedicadas à comunidade escolar da região e, ainda, a realização do 19º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e do Encontro da Educação: XVI Fórum da Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. Imperdível, não? Fique ligado aqui no Papo para saber mais sobre a 19ª edição do CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto.

Marcelo Müller

Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *