A paixão pelo Oscar atravessa décadas – e, no caso de Marden Machado, quase meio século de acompanhamento atento da maior premiação do cinema mundial. Essa trajetória agora ganha forma editorial em “Cinemarden Vai ao Oscar”, livro que reúne resenhas de todos os longas de ficção vencedores do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, da primeira cerimônia, em 1929, até a 97ª edição, realizada em março de 2025. Siga o fio e saiba mais sobre a obra!
CINEMARDEN VAI AO OSCAR
UM OLHAR DE QUASE 50 ANOS
Marden Machado acompanha o Oscar desde a noite de 29 de março de 1976. Desde então, construiu um olhar crítico contínuo sobre os rumos da premiação, agora condensado em um volume que comenta, ao todo, 1.012 filmes vencedores em praticamente todas as categorias de ficção.
Até onde se tem conhecimento, trata-se de uma obra única no mundo, ao reunir análises dos ganhadores do Oscar ao longo de quase um século de história. Ficaram de fora apenas os documentários de longa-metragem e os curtas – de ficção, animação e documentário – devido à dificuldade de acesso integral a esses títulos.

PREFÁCIO E LEGADO CRÍTICO
Inicialmente, segundo revelado pelo próprio autor, em nota à imprensa, o prefácio de “Cinemarden Vai ao Oscar” seria assinado por Rubens Ewald Filho, jornalista referência na cobertura da premiação no Brasil. A morte de Rubens, em junho de 2019, impediu a concretização do projeto, que acabou ganhando apresentação de Luiz Carlos Merten, um dos nomes mais conhecidos da crítica cinematográfica brasileira.
A presença de Merten confere ao livro um elo simbólico entre gerações de críticos que ajudaram a formar o olhar cinéfilo no país, reforçando o caráter histórico e afetivo da publicação.
O AUTOR
Jornalista desde 1983, Marden Machado é comentarista de cinema das rádios CBN Curitiba e CBN Londrina, além de membro da Academia Brasileira de Cinema (ABC) e da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). É autor de cinco livros, curador do Cine Passeio, em Curitiba, e editor do portal Cinemarden, dedicado à crítica e à cobertura cinematográfica.
SERVIÇO
Publicado pela Editora Arte & Letra, “Cinemarden Vai ao Oscar” tem 640 páginas, formato de 21 cm x 27,7 cm, e chega ao público ao preço de R$ 149,90. Interessados podem adquirir seu exemplar neste link.
Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Meu Namorado Coreano :: T01 - 7 de janeiro de 2026
- Meu Namorado Coreano - 7 de janeiro de 2026
- Tron: A Resistência :: T01 - 7 de janeiro de 2026

Deixe um comentário