A CineBH 2025 terminou no último final de semana. E com esse fechamento, os responsáveis revelaram um balanço das atividades da 19ª edição do festival mineiro. Segundo divulgado, neste ano, a Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte “atraiu mais de 15 mil pessoas a nove espaços culturais da cidade, ampliando seu alcance para 2,2 milhões de visualizações nas redes sociais e registrou mais de 80 mil acessos à plataforma oficial, vindos de mais de 60 países”. Siga o fio para saber mais!
CINEBH 2025
Em seis dias de programação, foram exibidos 101 filmes – 48 longas, 1 média e 52 curtas- metragens – em 71 sessões gratuitas, distribuídas em 12 mostras temáticas como Continente, Território, Homenagem, Diálogos Históricos, A Cidade em Movimento, Vertentes, Praça e Curtas. As obras representaram 17 estados brasileiros e 13 países, incluindo Argentina, Colômbia, México, Cuba, República Dominicana, Equador, Peru, Chile, Uruguai, Porto Rico, Bélgica e Estados Unidos.

A programação formativa da 19ª CineBH também reafirmou o compromisso do festival com “a qualificação profissional, o pensamento crítico e a formação de novos públicos”. Ao todo, “foram disponibilizadas 160 vagas em sete atividades, incluindo uma oficina online, duas oficinas presenciais, três laboratórios de roteiro e um lab de documentário, que ofereceram aos participantes a oportunidade de aprofundar conhecimentos técnicos, desenvolver projetos autorais e dialogar com profissionais experientes do setor audiovisual. A formação se estendeu também às salas de cinema, com a realização de 48 sessões comentadas”.
Outro pilar da programação da CineBH 2025 foi o Seminário Internacional, que reuniu especialistas, curadores, produtores, críticos e realizadores de 15 países em um ciclo de 16 debates, painéis e rodas de conversa voltados à análise crítica, ao intercâmbio de ideias e à reflexão sobre os caminhos do audiovisual no Brasil e no mundo.

Já o Brasil CineMundi: International Coproduction Meeting, principal encontro de coprodução internacional do Brasil, celebrou seus 16 anos reunindo mais 200 profissionais de 16 países. Entre os 245 projetos inscritos, 37 longas foram selecionados. Durante o evento, foram realizados 370 encontros de coprodução, além de 5 consultorias especializadas, 27 laboratórios de desenvolvimento, 10 mentorias de roteiro e um workshop internacional.
Para Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra CineBH e do Brasil CineMundi, “a CineBH se firmou como uma plataforma estratégica para o cinema latino-americano, conectando mercados, formando novos públicos e impulsionando filmes que precisam circular”.
Vale lembrar que o Papo de Cinema se fez presente no festival. Para conferir nossa cobertura da CineBH 2025, basta clicar aqui.
Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Eu Não Sou um Robô :: T01 - 1 de outubro de 2025
- Eu Não Sou um Robô - 1 de outubro de 2025
- Chad Powers: O Quarterback :: T01 - 1 de outubro de 2025
Deixe um comentário