O cineasta Wes Anderson está no Festival de Cannes 2025 concorrendo à Palma de Ouro com O Esquema Fenício – aliás, ele disputa o prêmio com o brasileiro Kleber Mendonça Filho, que apresentou O Agente Secreto, no último domingo, 18. Durante a programação, nesta segunda-feira, 19, Anderson – vencedor de um Oscar – aproveitou para minimizar um debate que vem tomando conta da indústria de seu país. Trata-se da proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 100% sobre filmes americanos produzidos no exterior. O diretor questionou a viabilidade prática da medida e fez comentários irônicos sobre a iniciativa. Siga o fio e saiba mais!
RELEMBRE A PROPOSTA DE TRUMP
No início deste mês, Donald Trump anunciou planos para impor uma tarifa de 100% sobre todos os filmes americanos produzidos fora do país. Segundo Trump, a medida visa “combater incentivos estrangeiros que atraem produções de Hollywood para o exterior”, o que ele considera “uma ameaça à segurança nacional e à indústria cinematográfica dos EUA”. A proposta gerou críticas e incertezas no setor.
A OPINIÃO DE WES ANDERSON EM CANNES
Em coletiva do Festival de Cannes 2025, segundo informações do The Guardian, Anderson ironizou a proposta: “você pode reter o filme na alfândega? Acho que ele não é enviado dessa forma”, brincou o diretor, arrancando risos dos jornalistas presentes. Em tom bem-humorado, ele acrescentou: “eu nunca tinha ouvido falar de uma tarifa de 100%”. Anderson seguiu ironizando a lógica da medida: “não sou especialista nessa área de economia, mas acho que isso significa que ele está dizendo que vai ficar com todo o dinheiro. E então o que teremos?”.

CANNES 2025: THE PHOENICIAN SCHEME
Em O Esquema Fenício, que fez sua première mundial no último domingo, 18, o magnata Zsa-zsa Korda sofre mais um acidente aéreo, mas logo se recupera. Ao voltar para casa, ele decide nomear sua filha, uma freira, como única herdeira de sua fortuna. Os dois então embarcam na consolidação de um novo empreendimento, que se torna alvo de espionagem industrial, intrigas, ataques terroristas e assassinos.

A obra é estrelada por Benicio Del Toro, Mia Threapleton, Michael Cera, Tom Hanks, F. Murray Abraham, Willem Dafoe, Bryan Cranston, Charlotte Gainsbourg, Bill Murray e Benedict Cumberbatch. Ainda não há previsão de estreia no Brasil.
Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- Cannes 2025 :: Wes Anderson alfineta plano tarifário de Trump para taxar filmes estrangeiros - 19 de maio de 2025
- Tom Cruise :: Top Gun 3 e Dias de Trovão 2? Astro fala sobre sequências e quando planeja se aposentar - 19 de maio de 2025
- O Agente Secreto :: Como foi a recepção do filme brasileiro no Festival de Cannes 2025? - 19 de maio de 2025
Deixe um comentário