20260116 amazonia negra papo de cinema 800

A força da cultura afro-amapaense e a ancestralidade negra na Amazônia ganham destaque em Amazônia Negra: Expedição Amapá, novo documentário dirigido por Marcel Lapa. Com primeiras imagens divulgadas, a produção realizada em 2025 percorre, segundo os responsáveis em nota à imprensa, “territórios simbólicos do estado para revelar tradições, saberes e manifestações culturais que atravessam séculos e seguem vivas no cotidiano da região”. Siga o fio e saiba mais!

AMAZÔNIA NEGRA: EXPEDIÇÃO AMAPÁ

MARABAIXO E A ANCESTRALIDADE NEGRA NA AMAZÔNIA

No Amapá, onde a floresta amazônica predomina, os ritmos afro-amapaenses ecoam como marcas profundas de identidade. Reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como bem cultural imaterial do Brasil, o Marabaixo é a principal expressão cultural do estado e ocupa papel central no documentário. Danças, cantos, versos e rituais revelam uma tradição construída a partir da resistência e da memória da população negra, transformando dor histórica em pertencimento coletivo.

Amazônia Negra: Expedição Amapá. Foto: Veve Milk
Amazônia Negra: Expedição Amapá. Foto: Veve Milk

CARLINHOS BROWN COMO GUIA DA JORNADA

Com participação especial de Carlinhos Brown, cantor e pesquisador da cultura afrodescendente, o documentário conduz o público por rios, estradas e ruas de Macapá, Oiapoque e Mazagão, além de territórios como o quilombo do Curiaú e bairros que preservam as tradições afro-amapaenses. Imerso nas vozes dos marabaixeiros, entre saias rodadas e os chamados “ladrões” – versos cantados durante os festejos – Brown promove um encontro entre a cultura baiana e a amapaense, mediado pelo tambor e pela ancestralidade africana compartilhada.

Amazônia Negra: Expedição Amapá. Foto: Veve Milk
Amazônia Negra: Expedição Amapá. Foto: Veve Milk

TRADIÇÃO, ARTE E IDENTIDADE CONTEMPORÂNEA

Além do Marabaixo, Amazônia Negra: Expedição Amapá revela outras festividades populares e uma culinária rica, marcada pela originalidade dos modos de vida de quem vive na floresta e às margens dos rios amazônicos. O filme também promove encontros com artistas da cena musical local, ampliando o intercâmbio cultural proposto pela narrativa.

Amazônia Negra: Expedição Amapá. Foto: Veve Milk
Amazônia Negra: Expedição Amapá. Foto: Veve Milk

ONDE ASSISTIR

Amazônia Negra: Expedição Amapá é produzido pela Join Entretenimento e Tha House Company, tem 42 minutos e já está disponível no Globoplay. 

Amazônia Negra: Expedição Amapá. Foto: Veve Milk
Amazônia Negra: Expedição Amapá. Foto: Veve Milk

Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *