19 jun

A vida do diretor Andrei Tarkovsky será tema de nova série

Logo após o anúncio um filme sobre o diretor Sergio Leone, outro ícone da história do cinema terá sua trajetória pessoal retratada nas telas. Andrei Tarkovsky, um dos mais clamados cineastas soviéticos, será tema de uma série dirigida por Kirill Serebrennikov (de Verão, 2018, selecionado no Festival de Cannes).

É justamente para Cannes que Serebrennikov retorna, na intenção de negociar o projeto com potenciais distribuidores dentro do Marché du Film, realizado em formato virtual este ano. De fato, a vida de Tarkovsky fornece um bom material para uma série: o diretor é filho de um renomado poeta, e durante a juventude, estudou música e língua árabe antes de se voltar ao cinema.

LEIA MAIS
Vem aí documentário sobre Sergio Leone!
Incêndio na Catedral de Notre-Dame será tema de “filme de ação emocionante”
Festival de Cannes 2020 :: Brasileiro Casa de Antiguidades é selecionado. Confira a lista completa

 

Andrei Tarkovsky

 

Após conquistar grande sucesso com seu primeiro longa-metragem, A Infância de Ivan (1962, vencedor do Festival de Veneza), viu a segunda produção, Andrei Rublev (1966), sofrer censura do regime soviético. A partir deste momento, investiu num cinema existencialista, que gerou obras-primas como Solaris (1972), O Espelho (1975), Stalker (1979) e O Sacrifício (1986).

“Andrei Tarkovsky e suas obras-primas icônicas influenciaram o mundo do cinema e continuam sendo uma fonte infinita de inspiração para cineastas de todas as gerações. É um privilégio e uma honra continuar a nossa colaboração com Kirill Serebrennikov, um escritor e diretor dotado de visão única, que nós pretendemos concretizar juntos”, declarou o produtor Ilya Stewart à Variety. Em paralelo à série, o cineasta está em fase de finalização do longa-metragem Petrov’s Flu (2021), repetindo a parceria com Stewart.

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *