20260213 a estranha familiar papo de cinema 800

Chegaram ao fim, no interior do Ceará, as filmagens de A Estranha Familiar, thriller político que marca a estreia de Natália Maia na direção de longas-metragens. Vencedora do Prêmio Grande Otelo pelo roteiro de Pacarrete (2019), do qual foi corroteirista, a realizadora define o projeto, em nota à imprensa, como uma obra que “parte do desejo de falar sobre as relações de poder e de justiça no Brasil”. Siga o fio e saiba mais!

A ESTRANHA FAMILIAR

SINOPSE

Lavínia retorna à sua cidade natal, Nova Itaité, no interior do Ceará, para ocupar o cargo de primeira juíza do local. Ao receber uma denúncia envolvendo as obras de um açude prestes a ser inaugurado, ela mergulha em uma investigação que a coloca diante de interesses políticos e familiares, forçando-a a questionar a imparcialidade de suas decisões.

O roteiro foi escrito por Natália Maia em parceria com Camila Chaves e “investiga as dinâmicas de poder no interior do Brasil a partir de uma perspectiva feminina, dialogando com códigos do suspense e do faroeste”. As três personagens centrais são mulheres.

ELENCO

Georgina Castro interpreta a juíza Lavínia. Geane Albuquerque vive Lina, a irmã radialista. Já Loreta Dialla assume o papel da prefeita Suelen. O elenco reúne ainda nomes do audiovisual nordestino e nacional, como Fátima Macêdo, Nataly Rocha, Dipas, Ana Luiza Rios, David Santos, Demick Lopes, Robério Diógenes e Buda Lira.

A Estranha Familiar
A Estranha Familiar

TRAJETÓRIA

A Estranha Familiar é o primeiro longa da produtora cearense Bordo Filmes, fundada por Natália Maia e Samuel Brasileiro. O projeto começou a ser desenvolvido em 2018, no Laboratório de Cinema da Escola Porto Iracema das Artes, onde permaneceu por sete meses e conquistou os prêmios de Melhor Pitching, tanto pelo júri oficial quanto pelo júri popular.

Ao longo dos anos, o roteiro passou por diferentes etapas de desenvolvimento e reconhecimento, incluindo apoio do edital Aldir Blanc da Secretaria de Cultura do Ceará, participação no Brasil CineMundi, no Workshop Produire au Sud Recife – parceria entre o Festival des 3 Continents, o Projeto Paradiso e a Embaixada da França no Brasil – e mentorias do Festival Internacional de Mulheres no Cinema (FIM).

A produção foi viabilizada pelo edital Ruth de Souza de Audiovisual, do Ministério da Cultura, voltado a diretoras estreantes, que selecionou 18 projetos entre 187 inscritos.

A Estranha Familiar
A Estranha Familiar

Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *