Aconteceu na noite desta quinta-feira, 05, o lançamento do Salvador Black Film Festival num evento no Espaço Cultural Barroquinha, no Templo Afro-Brasileiro, na capital da Bahia. A ocasião contou com a presença de autoridades, entre elas o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, e o Secretário de Cultura e Turismo da cidade, Claudio Tinoco Melo, isso além de representantes de várias esferas do meio cinematográfico. A iniciativa é da haitiana-canadense Fabienne Colas, fundadora de oito importantes festivais que acontecem no Canadá, nos Estados Unidos e no Haiti. Por meio da sua Zaza Produções ela estabeleceu uma parceria com a brasileira Giros Produções, de Maurício Magalhães e Belisário Franca, a fim de criar a versão soteropolitana da programação mantida com muito êxito nos mercados internacionais. A previsão é de que a primeira edição do Salvador Black Film Festival aconteça em novembro de 2020.

LEIA MAIS
Jeferson De fala sobre A Revolta dos Malês (Exclusivo)
Festival de Sundance 2020 :: Evento anuncia os filmes selecionados
Hell de Janeiro :: Festival de terror confirma edição 2020 e renova parceria com o Papo de Cinema

O evento será filiado aos festivais de cinema negro canadenses da Fabienne Colas Foundation – que engloba o Montreal Intl Black Film Festival, o Toronto Black Film Festival e o Halifax Black Film Festival.  “A importância de sediar o BFF em Salvador é conectar esta cidade – com uma das maiores populações negras fora da África – ao cenário internacional do audiovisual. Também ajudará a fortalecer a indústria audiovisual identitária e poderosa do Brasil, melhorando sua cadeia de produção e gerando riqueza. Na terra natal do maior cineasta brasileiro, Glauber Rocha, o festival também será um importante canal para mostrar a história e a cultura de nosso país para o resto do mundo”, afirmou Maurício Magalhães, cofundador do SBFF e CEO da Giros Filmes.

“É uma honra trabalhar em parceria com a Giros Filmes para divulgar a importante mensagem de diversidade e inclusão em Salvador, na Bahia! Estamos ansiosos para fornecer uma potente plataforma para artistas sub-representados, enquanto alavancamos a força do cinema como provocador de mudanças sociais positivas e de forte impacto econômico”, disse Fabienne Colas, cofundadora da SBFF e Presidente e Fundadora da Zaza Produções e da Fundação Fabienne Colas.

O Papo de Cinema marcou presença no evento de lançamento do 1º Salvador Black Film Festival. Em breve teremos um artigo especial sobre a ocasião, na qual foi apresentada a visão do futuro festival, a meta da programação e as ideias de datas. Fiquem ligados.

(Fonte: Giros Filmes)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *