Um Sonho Sem Limites

Crítica


8

Leitores


Onde Assistir

Sinopse

Suzanne Stone aspira ser âncora de um telejornal e sonha em ser famosa. O que lhe falta em inteligência, ela compensa sendo calculista, fria e má. Implacavelmente focada, ela persegue seus desejos disposta a destruir qualquer obstáculo que fique em seu caminho, usando os meios que forem necessários e indo até as últimas consequências.

Crítica

Depois de ser ovacionado por Garotos de Programa (1991) e ridicularizado pelo fraco Até as Vaqueiras Ficam Tristes (1993), Gus Van Sant parecia um tanto perdido. Ele seria colocado à prova independentemente do próximo passo. Então, Um Sonho Sem Limites surgiu como uma ponta de esperança. O filme narra a história de Suzanne Maretto (Nicole Kidman), mulher decidida a virar âncora da televisão americana, como uma Diane Sawyer, nem que para isso seja necessário mandar matar o próprio marido.

20180529 01 um sonho sem limites papo de cinema

Não há como dizer que Van Sant estaria inseguro na realização deste filme baseado no livro de Joyce Maynard, com roteiro adaptado por Buck Henry, o mesmo do ótimo A Primeira Noite de um Homem (1967). A escalação de Nicole Kidman como protagonista foi um tanto inesperada, mas o diretor via nela algo bem além da Sra. Tom Cruise, como a atriz era identificada naquela época. Se Van Sant precisava provar sua competência, Kidman necessitava mostrar que não vivia à sombra.

Um Sonho Sem Limites brinca com um tom documental, afinal a protagonista se filma numa espécie de monólogo, contando sua história enquanto episódios marcantes de suas vivências são apresentados. A obsessão e a ambição de Maretto a retratam como uma personagem sem limites, isso desde quando nutria o sonho de ser a garota do tempo em sua pequena cidade. Casada com Larry Maretto (Matt Dillon), Suzanne usa truques e manipulações para atingir seus objetivos. Suspeitando sempre do pior, Janice (Illeana Douglas), a irmã de Larry, é espectadora principal da chocante trama que envolve os três jovens interpretados por Joaquin PhoenixCasey Affleck e Alison Folland.

20180529 02 um sonho sem limites papo de cinema

Colocando Van Sant e Kidman à prova, Um Sonho Sem Limites se tornou um dos trabalhos mais respeitados da filmografia de ambos, angariando indicações e prêmios, incluindo um Globo de Ouro para Kidman. Independentemente das dúvidas, a dupla construiu um filme e uma personagem inesquecíveis, que continuam atuais e relevantes. O roteiro de Buck Henry possui frases memoráveis, sendo uma especial quando Suzanne diz: “Você não é alguém, se você não está na televisão.”. Digna de um programa sensacionalista, Suzanne Maretto faria loucuras se vivesse na era das redes sociais.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é graduado em Cinema e Animação pela Universidade Federal de Pelotas (RS) e mestrando em Estudos de Arte pela Universidade do Porto, em Portugal.
avatar

Últimos artigos deRenato Cabral (Ver Tudo)

Grade crítica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *