Crítica

Um dos filmes mais intrigantes e originais do IX Fantaspoa confunde o público de forma eficaz. O thriller Modus Anomali, de Joko Anwar, relata o mundo nocivo criado por um psicopata que leva uma vida dupla na Indonésia. O longa aborda o ponto de loucura a que chega um assassino idealizador de planos mirabolantes envolvendo drogas, violência e terror psicológico para saciar suas próprias pulsões.

John Evans (Rio Dewanto) é um pai de família que acorda enterrado em uma cova rasa no meio de uma floresta. Desorientado e incapaz de lembrar-se do passado recente, o protagonista vaga pelo local até encontrar uma casa. Nela, descobre um vídeo que mostra sua mulher grávida sendo morta por um homem cujo rosto não foi gravado. Seus dois outros filhos estão desaparecidos.

Percebendo que está sendo observado pelo suposto assassino, John foge pela mata dando início a uma caçada de tirar o fôlego. Ao mesmo tempo, tenta encontrar e salvar os adolescentes sumidos. A tarefa é difícil e tem chances altíssimas de ser infrutífera. Entrando em uma espiral paranoica em que pouca coisa faz sentido, John é orientado a utilizar uma substância que o levaria ao esclarecimento dos fatos.

O que se passa a partir deste momento é uma sequencia de revelações capazes de desequilibrar até mesmo amantes do cinema de suspense. John consegue salvar os filhos? Esses garotos são mesmo seus? Descobre o motivo de tanta violência? E desmascara o assassino para se vingar?

Impossível comentar Modus Anomali de forma mais concreta sem estragar todas as surpresas do filme, porém algo é certo: o final do longa fecha um ciclo em que tudo o que estava subentendido cai por terra – por sinal um pedaço de terra bem próximo ao que John teve que escavar para deixar a cova pela primeira vez.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é jornalista, doutorando em Comunicação e Informação. Pesquisador de cinema, semiótica da cultura e imaginário antropológico, atuou no Grupo RBS, no Portal Terra e na Editora Abril. É integrante da ACCIRS - Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul.
avatar

Últimos artigos deDanilo Fantinel (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *