20 jul

Saga :: Rua do Medo

Quando a Netflix anunciou que adaptaria a saga Rua do Medo, baseada nos livros de R.L. Stine, talvez o público não esperasse que os três longas-metragens fossem lançados praticamente juntos, num espaço de três semanas. No entanto, o mês de julho de 2021 trouxe as produções divididas por temporalidades: 1994, quando um grupo de adolescentes descobre uma aparente maldição tomando conta de Shadyside; 1978, época em que os assassinatos num acampamento trazem elementos concretos de magia negra afetando a região, e finalmente, 1666, momento em que as origens da lenda a respeito da bruxa Sarah Fier são reveladas.
Os três filmes foram dirigidos pela cineasta Leigh Janiak, adaptando-se ao estilo de cada época: luzes neon e canções pop para 1994; trilha sonora punk-rock e uma herança hippie em 1978, e um retorno ao cinema de poucos efeitos visuais e muitas sugestões em 1666. O elenco é o mesmo, visto que Deena (Kiana Madeira), Josh (Benjamin Florest Jr.) e Sam (Olivia Scott Welch) precisam descobrir os segredos do passado para superarem a ameaça no presente. A trilogia foi muito bem recebida tanto pelo público quanto pela crítica, ocupando o topo do ranking de audiência da Netflix e despertando atenção ao forte elenco de novos atores jovens. Descubra abaixo as críticas e informações de cada filme da saga:

 

Rua do Medo: 1666 – Parte 3
Fear Street Part Three: 1666, EUA/Canadá, 2021
Terror, Suspense, 114 min.
De Leigh Janiak
Com Kiana Madeira, Ashley Zukerman, Gillian Jacobs, Olivia Scott Welch, Benjamin Flores Jr., Elizabeth Scopel, Randy Havens, Matthew Zuk, Fred Hechinger, Julia Rehwald, Emily Rudd, Sadie Sink, McCabe Slye.
Sinopse: Deena tem uma visão e descobre o que de fato aconteceu com Sarah Fier em 1666. A adolescente mergulha no universo de caça às bruxas, onde as mulheres de sexualidade livre eram punidas pelos habitantes conservadores. Agora, ela tem as respostas necessárias para acabar de vez com a maldição de Sunnyside e ficar com Sam.
Nota do IMDB: 6,7/10
Nota Rotten Tomatoes: 92%
Nota Papo de Cinema: 6/10
Nossa crítica: Apesar do tom épico da jornada, a cineasta se mantém na intimidade dos heróis, revelando a catarse sangrenta e neon somente aos principais envolvidos e ao espectador. O restante dos moradores de Shadyside e Sunnyville sequer descobrem o que aconteceu em suas cidades (e abaixo delas)”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Rua do Medo: 1978 – Parte 2
Fear Street 1978: Part Two, EUA/Canadá, 2021
Terror, Suspense, 109 min.
De Leigh Janiak
Com Sadie Sink, Emily Rudd, McCabe Slye, Ryan Simpkins, Gillian Jacobs, Kiana Madeira, Matthew Zuk, Benjamin Flores Jr., Olivia Scott Welch, Chiara Aurelia, Brandon Spink, Marcelle LeBlanc, Eden Campbell, Ted Sutherland, Michael Provost, Drew Scheid, Jacqi Vene.
Sinopse: C. Berman finalmente explica a Deena, Sam e Josh o que aconteceu no acampamento Nightwing. Em 1978, o pacífico local de férias foi perturbado pela chega de um adolescente enlouquecido que assassinou diversos frequentadores. A jovem Ziggy suspeita que o caso esteja relacionado à bruxaria, até descobrir o que se esconde sobre o terreno. A lenda de Sarah Fier começa a ganhar suas primeiras explicações.
Nota do IMDB: 6,8/10
Nota Rotten Tomatoes: 88%
Nota Papo de Cinema: 6/10
Nossa crítica: “O elenco demonstra um comprometimento excepcional e respeitoso às convenções do terror, sem transformar as jovens em pobres vítimas, nem os garotos em salvadores. Sadie Sink (Ziggy), Emily Rudd (Cindy) e Ryan Simpkins (Alice) são três atrizes de talento impressionante”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

 

Rua do Medo 1994: Parte 1
Fear Street 1994: Part One, EUA/Canadá, 2021
Terror, Suspense, 107 min.
De Leigh Janiak
Com Kiana Madeira, Olivia Scott Welch, Benjamin Flores Jr., Julia Rehwald, Fred Hechinger, Maya Hawke, Charlene Amoia, David W. Thompson, Noah Bain Garret, Darrell Britt-Gibson, Ashley Zukerman, Christian Bridges, Matthew Zuk, Jeremy Ford.
Sinopse: Um assassinato sangrento choca Shadyside, uma das cidades com maior índice de criminalidade dos Estados Unidos. Os vizinhos da rica Sunnyville acreditam que existe uma maldição na pobre cidade ao lado, onde os jovens enlouquecem e praticam crimes. Inconformada com o fato que a ex-namorada Sam se mudou para Sunnyville e passou a namorar um garoto local, a shadysider Deena começa a testemunhar diversos crimes, que parecem afetar em especial as pessoas ao seu redor. Voltam à tona os boatos históricos de que as mortes estariam relacionadas a Sarah Fier, uma bruxa morta na cidade séculos atrás.
Nota do IMDB: 6,2/10
Nota Rotten Tomatoes: 84%
Nota Papo de Cinema: 7/10
Nossa crítica: “Assim como os blockbusters de super-heróis buscam conquistar adultos e adolescentes, de todas as origens, raças e posições ideológicas, Rua do Medo 1994: Parte 1 tenta representar a “soma de todos os terrores”, apelando aos mais diversos públicos do cinema de gênero”. Leia na íntegra o texto de Bruno Carmelo.

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *