Sede de Rio é o título do primeiro filme solo do cineasta Marcelo Abreu Góis. A obra, que chega aos cinemas nacionais em 18 de setembro, conta com uma abordagem híbrida, que trafega entre a ficção e o documentário, para percorrer as águas, memórias e silêncios do Rio São Francisco através da vida de Nitercílio Ferreira de Morais, mais conhecido como Seu Nir e um dos últimos capitães ribeirinhos da região.
Realizado ao longo de três anos, com filmagens iniciadas ainda no fim da pandemia e finalizado em 2024, Sede de Rio mergulha na trajetória espiritual e simbólica de Seu Nir até a cidade de Bom Jesus da Lapa (BA). A cidade é conhecida por sediar a segunda maior romaria do Brasil e serve como cenário e inspiração para esta narrativa que atravessa fé, luto, mitologia e pertencimento.

Sede de Rio é, segundo os responsáveis, “um ensaio audiovisual sobre a permanência e a delicadeza do existir”. O filme, aliás, alterna momentos de contemplação, paisagens espirituais e depoimentos entrelaçados a cenas ritualísticas.
E Marcelo Abreu conversou com o Papo de Cinema, de maneira remota. A seguir, fique com esse bate-papo!
MARCELO ABREU GÓIS :: ENTREVISTA
Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Sede de Rio :: Entrevista com o diretor Marcelo Abreu Góis (Exclusivo) - 18 de setembro de 2025
- Mussolini: O Filho do Século :: T01 - 18 de setembro de 2025
- Mussolini: O Filho do Século - 18 de setembro de 2025
Deixe um comentário