Tim Burton é um dos cineastas mais autorais do atual cinema hollywoodiano. Desde sua estreia, no início dos anos 1980, com As Grandes Aventuras de Pee-Wee (1985), até os trabalhos mais recentes, como Sombras da Noite (2012) e Grandes Olhos (2014), ele tem se tornado referência no estilo de realização que combina histórias fantásticas, porém de forte influência autobiográfica, e referente aos seus maiores ídolos e influências. Dono de duas indicações ao Oscar como Melhor Longa de Animação – A Noiva-Cadáver (2005) e Frankenweenie (2012) – Tim Burton tem como uma das suas maiores características de sua obra a parceria duradoura com o astro Johnny Depp – para se ter uma ideia, dos 16 longas de sua carreira, exatamente a metade é estrelada pelo amigo.

Assim está formatado o curso Tim Burton: O Poeta das Sombras – em dois módulos, um focado na obra independente do cineasta, que inclui sucessos como Batman (1989) e Peixe Grande (2003), e outro nos grandes trabalhos realizados pela dupla, como Ed Wood (1994) e Alice no País das Maravilhas (2010). As relações entre eles, as outras parcerias, a temática pessoal, sua formação profissional, os maiores sucessos de público, a ligação com o universo da animação, o uso do elemento fantástico como condutor narrativo e muito mais é explorado durante uma conversa dinâmica e bastante expositiva.

Com duração mínima de quatro horas (com intervalo de 30 minutos) e máximo de seis horas (dividido em dois dias com três horas por dia), o workshop foi apresentado pela primeira vez em 2014, em Caxias do Sul. No mesmo ano, contou com uma edição na capital gaúcha. Organizado de modo bastante dinâmico e interativo, propõe uma jornada completa por toda a obra do artista, com trechos selecionados em vídeo de todos os seus trabalhos, além de informações especiais e análise completa de sua filmografia.

Interessados em contratar essa apresentação devem entrar em contato pelo e-mail robledo@papodecinema.com.br. Valores de inscrições e número de participantes são variáveis, e são discutidos posteriormente.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Cinema e cultura pop com opinião!
avatar

Últimos artigos dePapo de Cinema (Ver Tudo)

Comentários