Nascido no dia 20 de janeiro de 1920, na pequena Rimini, interior da Itália, Federico Fellini se tornou, ao longo de 73 anos de vida e mais de quarenta de carreira, um dos maiores nomes do cinema mundial, a ponto de seu próprio sobrenome ser reconhecido como referência e adjetivo – afinal, quem nunca ouviu que algo é “felliniano”? Partindo de uma abordagem bastante influenciada pelo neorrealismo italiano pós-Segunda Guerra Mundial, presente em seus primeiros trabalhos, ele logo enveredou para um processo de realização cada vez mais íntimo e pessoal, que até hoje possui poucos paralelos.

Recordista no Oscar – ganhou quatro estatuetas de Melhor Filme Estrangeiro e foi indicado outras 12 vezes – Fellini fez do cinema um espaço de sonhos e conquistas, de viagens alucinantes e fantásticas. O curso Federico Fellini, Il Maestro se desenvolve em quatro módulos: o início da carreira, os longas de inspiração onírica, a pegada realista e as parcerias com os demais realizadores contemporâneos e colegas de trabalho, em especial com a inigualável Giulietta Masina, seu esposa, companheira de uma vida e estrela de alguns dos seus maiores sucessos. Assim, passeia-se por toda a sua obra, estabelecendo um painel amplo e bastante diversificado de sua importância e do legado que deixou para as gerações futuras.

Com duração mínima de quatro horas (com intervalo de 30 minutos) e máximo de seis horas (dividido em dois dias com três horas por dia), o workshop foi apresentado pela primeira vez em 2015, em Caxias do Sul. Em 2016, será a vez de Porto Alegre, no Instituto Ling, em setembro. Organizado de modo bastante dinâmico e interativo, propõe uma jornada completa por toda a obra do artista, com trechos selecionados em vídeo de todos os seus trabalhos, além de informações especiais e análise completa de sua filmografia.

Interessados em contratar essa apresentação devem entrar em contato pelo e-mail robledo@papodecinema.com.br. Valores de inscrições e número de participantes são variáveis, e podem ser discutidos posteriormente.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Cinema e cultura pop com opinião!
avatar

Últimos artigos dePapo de Cinema (Ver Tudo)

Comentários