Omar Sharif

  • Michel Demitri Shalhoub
  • 10 de abril, 1932
  • Alexandria, Egito
  • 10 de julho, 2015
  • Cairo, Egito
  • Egípcio
  • Ator

Biografia

O ator, batizado Michel Demitri Shalhoub, nasceu em 10 de abril de 1932, em Alexandria, no Egito. De origem libanesa e síria, na adolescência estudou em um colégio católico antes de ir para a faculdade e se graduar em matemática e física. Após isso, entrou para a empresa de seu pai, uma madeireira. Bastante jovem, foi para Londres, onde estudou na Academia Real de Artes Dramáticas, para pouco tempo depois, estrear no cinema no filme Shaytan al-Sahra (1954), que o alçou ao status de estrela em seu país.

A escalada no estrelato mundial veio com o épico Lawrence da Arábia (1962), pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante – sua única indicação ao prêmio da Academia – e premiado na mesma categoria no Globo de Ouro. Três anos depois apareceria como protagonista de Doutor Jivago (1965), outro grande sucesso de sua carreira também dirigido por David Lean. Por este trabalho ganhou o prêmio de Melhor Ator em Drama no Globo de Ouro.

Nessa época, ele já havia se convertido ao Islã, para poder se casar com sua noiva, Hamama, e mudado o nome para Omar al-Sharif. Com Hamama, teve seu único filho, Tarek Sharif – nascido em 1957, a tempo de interpretar uma versão jovem do personagem de seu pai em Doutor Jivago. Omar Sharif e Hamama se divorciaram em 1972 e ele nunca mais se casou. Ainda nos anos 1960, se tornou um dos mais conhecidos jogadores de Bridge (jogo de cartas originado no Reino Unido) do mundo, chegando a escrever um livro sobre a prática e ainda ceder os direitos de uso de seu nome para o jogo de computador Omar Sharif Bridge. No entanto, se tornou quase um viciado no jogo, chegando a precisar abandonar completamente as mesas em 2006, a fim de dar mais atenção a seus familiares.

Em maio de 2015, seu filho anunciou que o pai havia sido diagnosticado com Alzheimer. Após um tempo internado, Sharif faleceu, por conta de um ataque cardíaco, em hospital no Cairo. Em mais de seis décadas de carreira, foram poucos os anos em que Sharif não esteve em pelo menos um filme, acumulando 118 papéis, contando também séries de TV.