Pierre Richard

  • Pierre-Richard Maurice Léopold Defays
  • 16 de agosto, 1934
  • Valenciennes, França
  • Francês
  • Ator, Diretor, Roteirista

Biografia

Nascido em 1934, em Valenciennes, França, Pierre Richard cresceu em uma família burguesa e passou a infância no castelo familiar de Rougeville. Desde cedo, demonstrou inclinação artística, faltando às aulas para ir ao cinema e descobrindo sua vocação ao assistir a Danny Kaye. Nos anos 1950, mudou-se para Paris, onde estudou teatro na escola Charles Dullin, conciliando a formação artística com estudos em fisioterapia, caminho escolhido para atender às expectativas da família.

Sua carreira profissional começou nos palcos e cabarés parisienses, onde desenvolveu um humor físico e poético que logo chamaria atenção. Debutou no cinema com uma participação não-creditada em Os Amantes de Montparnasse (1958). A estreia em oficial em longas aconteceu em 1968, com Alexandre, O Felizardo, de Yves Robert, diretor com quem firmaria uma parceria decisiva. 

Na década de 1970, se consolidou como um dos grandes nomes da comédia francesa, interpretando personagens desajeitados, ingênuos e sonhadores em sucessos como Loiro, Alto e de Sapato Preto (1972), Um Sopro Entre os Dentes (1974) e O Brinquedo (1976). Nos anos seguintes, alternou atuações com trabalhos como diretor e produtor, além de parcerias marcantes com Francis Veber, especialmente ao lado de Gérard Depardieu em A Cabra (1981) e Os Fugitivos (1986). 

Embora tenha experimentado outros registros a partir dos anos 1990, foi esse tipo de personagem desajeitado que definiu sua imagem no cinema. Em reconhecimento à importância de sua trajetória e ao impacto duradouro de sua obra, recebeu, em 2006, o César Honorário, a maior distinção do cinema francês.

ENTREVISTA :: “Minhas pernas foram minha linguagem. Agora são meus olhos”, revela ator homenageado no Festival de Cinema Francês do Brasil 2025