John Lasseter

  • John Alan Lasseter Jr.
  • 12 de janeiro, 1957
  • Los Angeles, Califórnia, EUA
  • Norte-americano
  • Diretor, Roteirista, Produtor

Biografia

Lasseter nasceu na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia, nos EUA. Sua mãe, Jewell, era uma professora de artes na Bell Gardens High School, e seu pai, Paul Lasseter, era gerente de peças da Chevrolet. Na pré-escola, apesar de não ser um bom aluno, demonstrava talento fora do comum à arte de riscar e ilustrar. No colegial, foi influenciado por professores a ler livros sobre a obra de Walt Disney. Eles fizeram Lasseter perceber a vontade de trabalhar com animação. Após concluir o ensino médio, atuou brevemente na California Institute of the Arts (CalArts) e, em seguida, foi contratado como animador pela Walt Disney Company.

Anos mais tarde, depois de ser demitido da Disney por promover de forma acintosa a animação computadorizada, ele ingressou na Lucasfilm, onde trabalhou na então inovadora arte digital. O grupo de gráficos da divisão de computadores da Lucasfilm foi vendida para Steve Jobs e transformou-se na Pixar em 1986. Lasseter começou a se destacar no cenário cinematográfico ao dirigir os curtas animados Luxo Jr. (1986), indicado ao Oscar de Melhor Curta de Animação, e Tin Toy (1988), desta vez premiado na categoria. Alcançou fama internacional e estabeleceu seu nome na história do cinema ao realizar Toy Story (1995), que lhe rendeu um Oscar Especial por sua inovação. A obra não só revolucionou o cinema de animação, como foi o pontapé inicial para a criação da categoria Melhor Filme de Animação no Oscar.

Lasseter é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e serviu nove anos consecutivos em seu conselho de governadores, de 2005 a 2014, quando teve que renunciar devido a limites de mandato. Sua última posição no conselho foi como primeiro vice-presidente.