Charles Chaplin

  • Charles Spencer Chaplin
  • 16 de abril, 1889
  • Londres, Inglaterra
  • 25 de dezembro, 1977
  • Vevey, Vaud, Suíça
  • Britânico
  • pai da atriz Geraldine Chaplin, da artista circense Victoria Chaplin, e dos atores Michael Chaplin e Sydney Chaplin, avô da atriz Oona Castilla Chaplin, do artista circense James Thiérrée, e da atriz Kiera Chaplin
  • Ator, Diretor, Roteirista, Produtor, Compositor

Biografia

Charles Chaplin é considerado uma das estrelas cruciais dos primórdios de Hollywood. Ícone da era do cinema mudo, seu personagem do pequeno homem com o bigode “escova de dentes”, chapéu-coco, bengala de bambu e um caminhar engraçado ficou consagrado na história cinematográfica. Nascido no final do século XIX, filho de artistas divorciados (Charles e Hannah), Chaplin frequentava o teatro desde pequeno, quando acompanhava sua mãe na busca de se reerguer profissionalmente. Foi nessa época, aos cinco anos, que começou a cantar músicas populares nos palcos.

Com problemas de laringe e após ser vaiada em uma performance, Hannah teve problemas de insanidade e foi internada em um asilo. Chaplin e seu irmão passaram por vários abrigos de caridade e moraram com seu pai alcoólatra até a data de sua morte. Passou a integrar a Trupe Karno, e fez turnês nos EUA. Lá conheceu Mack Sennett, que o convidou para trabalhar em seus estúdios. Apresentando dificuldades com a atuação cinematográfica, sua estreia no curta Carlitos Repórter (1914) deixou Sennett um pouco decepcionado. Com uma segunda chance, obteve sucesso, o que se repetiria em quase todos os filmes posteriores, se tornando uma das maiores estrelas dos estúdios Keystone. Foi lá, também, que criou seu personagem da fama absoluta: Carlitos, o Vagabundo. Logo após passou a dirigir e redigir seus próprios filmes. Chaplin estrelou 35 filmes, aparecendo como o Vagabundo em quase todos. Em novembro de 1914, deixou a Keystone e integrou a Essanay, onde fez outros 15 curtas.

Em 1916, assinou na Mutual e fez mais 12 filmes. Em junho de 1917, assinou com a First National Studios e, após, ergueu a Chaplin Studios. Em 1919, ele e Douglas Fairbanks, Mary Pickford e DW Griffith fundaram a United Artists (UA). Entre 1914 e 1920, escreveu, dirigiu e estrelou dezenas de curtas. Sua estreia em longa-metragem, no entanto, se deu com O Garoto (1921). Sempre com posicionamento político esquerdista e com sua vida pessoal um tanto quanto perturbada, volta e meia se via em alguns escândalos. Oscarizado três vezes, sendo dois prêmios Honoráveis, teve quatro casamentos e 11 filhos (três falecidos).