Armando Babaioff

  • Armando Babaioff
  • 1 de abril, 1981
  • Recife, Brasil
  • Brasileiro
  • Ator

Biografia

Descendente de uzbeques, de onde vem o sobrenome Babaioff, começou a fazer teatro aos 12 anos na Escola Municipal Pio X, em Jacarepaguá, e é formado pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna e pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em artes cênicas. Estreou na televisão em 2006, na novela Páginas da Vida, dirigida Jayme Monjardim a partir do texto de Manoel Carlos. Trabalhou com outros autores conhecidos, como Aguinaldo Silva, em Duas Caras (2008), novela dirigida por Wolf Maia; e, dois anos depois, com Jorge Fernando em Ti Ti Ti, remake da novela homônima também exibida pela Rede Globo entre 1986 e 1987.

Entre seus destaques no teatro estão Quietude, pela qual venceu prêmios de Melhor Ator no Rio de Janeiro e em Macaé; o espetáculo dirigido por João Fonseca O Santo e a Porca, peça escrita por Ariano Suassuna – que rendeu a Babaioff uma indicação ao prêmio de Melhor Ator da Associação dos Produdores de Teatro do Rio de Janeiro; e A Gota D’Água, escrita por Chico Buarque e Paulo Pontes, e também dirigida por João Fonseca, peça com a qual o ator fez longa turnê em Portugal.

Em 2009, fundou a ABGC Produções Artísticas para também atuar como produtor de teatro, chegando a ter sucesso em peças como Na Solidão dos Campos de Algodão, dirigida por Caco Ciocler. No cinema, estreou em 2014, em Sangue Azul (2014), ao lado de Daniel de Oliveira. Em 2015, atuou em Introdução à Música do Sangue, junto com Ney Latorraca, e em Prova de Coragem, ao lado de Mariana Ximenes.