Alan Rickman

  • Alan Sidney Patrick Rickman
  • 21 de fevereiro, 1946
  • Londres, Inglaterra
  • 14 de janeiro, 2016
  • Londres, Inglaterra
  • Britânico
  • Ator

Biografia

Alan Rickman nasceu em Hammersmith, no oeste de Londres, onde foi criado por seu pai e sua mãe, junto com seu irmão e sua irmã, ambos mais novos. Aos oito anos, Bernard Rickman, seu pai, que era operário, faleceu. Após concluir seus estudos na Latymer Upper School, para a qual ganhou uma bolsa de estudos, ainda em Hammersmith, foi estudar design gráfico na Chelsea College of Art and Design. Lá, conheceu Rima Horton, que se tornaria sua esposa. Após concluir o curso de design, abriu um negócio bem-sucedido e, paralelo a isso, seu gosto pela atuação o fez ir atrás de um espaço na Royal Academy of Dramatic Art, para a qual conseguiu uma bolsa de estudos quando tinha 26 anos.

Pouco tempo depois fez sua estreia em Romeo & Juliet (1978), uma versão para filme de TV do clássico de Shakespeare, na qual interpretou Teobaldo Capuleto. Se dedicou quase que exclusivamente a seriados de TV e ao teatro durante mais de uma década, até fazer uma participação em Duro de Matar (1988), quando já chamava a atenção da audiência americana após ter destaque em peças da Broadway. Teve uma grande variedade de estilos de personagens, como o romântico Jamie em Um Romance de Outro Mundo (1990) e o nobre coronel Brandon em Razão e Sensibilidade (1995) – papel que rendeu a ele uma indicação ao BAFTA como Melhor Ator Coadjuvante –, mas também em comédias como a adaptação cinematográfica de O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005).

A partir de 2001, foi apresentado a uma nova geração de fãs ao assumir o papel do professor Severo Snape na saga Harry Potter. Também se aventurou como diretor e roteirista, estreando nas funções em Momento de Afeto (1997) e repetindo em Um Pouco de Caos (2015), no qual além de atuar, dirigiu Kate Winslet e Matthias Schoenaerts.