O final do ano chegando e dezembro será palco da estreia de alguns dos títulos mais aguardados da temporada, que entram em cartaz com exposição massiva. Ao mesmo tempo, temos pela frente as últimas semanas para os lançamentos atrasados, que precisam chegar às telas ainda em 2013, gerando um acúmulo de novidades alternativas e independentes. Nos próximos 31 dias poderemos conferir filmes premiados nos principais festivais de cinema de todo o mundo, alguns dos mais fortes candidatos ao Oscar 2014, apostas nacionais de grande público, astros de todos os quilates e até um blockbuster com fãs dos 8 aos 80 anos. Confira!

 

Estreias do dia 06

O mês começa com uma verdadeira avalanche de estreias. Além dos premiados Além da Fronteira (vencedor do Mix Brasil) e Um Estranho no Lago (Melhor Direção na mostra Un Certain Regard, em Cannes), chega também nessa semana às telas outra produção de temática gay – lésbica, no caso: Azul é a Cor Mais Quente, vencedor da Palma de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cannes desse ano, e que tem como foco o romance que surge entre duas garotas. O despertar de uma relação amorosa é tema também de À Procura do Amor, com Julia Louis-Dreyfus e o falecido James Gandolfini, indicado ao Independent Spirit Awards 2014 como Melhor Ator Coadjuvante (o filme concorre ainda a Melhor Roteiro). Como Não Perder Essa Mulher é o título nacional da estreia na direção do também ator Joseph Gordon-Levitt, que exibiu essa original comédia romântica pela primeira vez no Festival de Berlim. Aliás, esse é um dos dois filmes com Julianne Moore a entrar em cartaz nessa semana – o outro é o remake Carrie: A Estranha, baseado na obra de Stephen King e agora com Chlöe Grace Moretz como protagonista. E grandes astros são os chamarizes do thriller Linha de Frente, com Jason Statham, James Franco e Winona Ryder – e roteiro de Sylvester Stallone – e da comédia Última Viagem a Vegas, com os vencedores do Oscar Michael Douglas, Robert De Niro, Morgan Freeman e Kevin Kline!

 

Estreia do dia 13

A segunda saga comandada por Peter Jackson e baseada nos romances de J.R.R. Tolkien chega ao seu segundo capítulo. Depois de uma estreia que dividiu opiniões em 2012, a trilogia O Hobbit – que conta a origem da Terra Média e dos eventos que depois veríamos em O Senhor dos Anéis – segue em A Desolação de Smaug, para chegar ao fim somente em 2014, com o já anunciado Lá e de Volta Outra Vez. O primeiro filme, Uma Jornada Inesperada, faturou mais de um bilhão de dólares nas bilheterias mundiais, mas teve apenas 65% de aprovação junto à crítica especializada e não foi premiado em nenhuma das três categorias às quais foi indicado ao Oscar. É para esperar e ver se agora, com novos personagens e mais ação, o resultado será melhor – ou não, afinal, estamos falando de um filme intermediário, sem início e nem fim. Para os fãs, acima de tudo!

 

Estreias do dia 20

Harrison Ford é o astro de Ender’s Game: O Jogo do Exterminador, adaptação de uma série literária de muito sucesso entre os adolescentes – como Harry Potter, Crepúsculo e Jogos Vorazes. O resultado, no entanto, decepcionou nas bilheterias americanas. O contrário de Questão de Tempo, longa britânico que tem emocionado plateias de todo o mundo com muita sensibilidade e um enredo que mistura viagens no tempo e muito romance. A véspera no Natal será presenteada também com duas produções nacionais: a animação Minhocas, que aposta no público infantil em férias, e o adolescente Eu não faço a menor ideia do que eu tô fazendo com a minha vida, com a estrela cult Clarice Falcão.

 

Estreias do dia 27

Meryl Streep e Julia Roberts encabeçam um elenco de astros em busca de muitas indicações ao Oscar no drama familiar Álbum de Família, baseado numa peça de muito sucesso na Broadway e já premiado como Melhor Elenco no Hollywood Film Festival. Anderson Silva e o comediante Jerry Lewis são alguns dos convidados especiais da comédia Até que a Sorte nos Separe 2, que retoma a história do milionário vivido por Leandro Hassum que perde toda sua fortuna em exageros e terá que aprender como reconquistar o bom estilo de vida. O capixaba Rodrigo Aragão é o novo mestre do terror nacional com Mar Negro, produção de baixo orçamento premiada em diversos festivais do gênero fantástico, no Brasil e no exterior. E por fim, o comediante Ben Stiller entra na disputa pelo Oscar – ou, quem sabe, pelo Globo de Ouro – com o dramático A Vida Secreta de Walter Mitty, em que além de aparecer como protagonista também assume a direção, assumindo um posto que chegou a ser disputado por nomes como Steven Spielberg e Ron Howard!

Veja também

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Cinema e cultura pop com opinião!
avatar

Últimos artigos dePapo de Cinema (Ver Tudo)

Comentários