Há menos de duas semanas de seu ínicio, o 43º Festival de Cinema de Gramado anunciou o diretor e produtor cearense Zelito Viana como o homenageado do troféu Eduardo Abelin 2015. Com 16 filmes no currículo, entre longas e curtas-metragens, Viana também foi produtor de importantes longas da cinematografia brasileira, como Terra em Transe (1967) e Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1969), ambos de Glauber Rocha. Sua produtora, a Mapa Filmes, fundada ao lado de companheiros como o próprio Rocha e Paulo César Saraceni, Walter Lima Jr. e Wanderley Reis, completa 50 anos em 2015. O troféu Eduardo Abelin, uma referência a um pioneiro do cinema gaúcho e nacional, é uma distinção destinada a diretores, produtores e técnicos pelo trabalho desenvolvido em prol do cinema brasileiro.

O Kikito de Cristal, uma honraria de Gramado aos expoentes do cinema latino-americano, reconhecerá, neste ano, a importância do diretor, roteirista, ator e produtor argentino Fernando Solanas, hoje também senador da república de seu país. Mais conhecido como Pino Solanas, o artista foi uma das figuras que esteve em Gramado em 1991, no primeiro ano de internacionalização do Festival. Solanas, que cursou teatro, música e direito, tem sua militância e compromisso político intimamente ligados a sua atividade artística, e sempre conciliou sua filmografia com projetos políticos e sociais em prol da sétima arte. O cineasta venceu, em Gramado, o Prêmio Especial do Júri por La Próxima Estación (2009). É, também, um dos poucos realizadores de todo o mundo a ter sido premiado nos três maiores festivais de cinema do mundo: em Veneza (por Tangos: O Exílio de Gardel, em 1985; por A Nuvem, em 1998; e por La Dignidad de los Nadies, em 2005), em Cannes (por Sur, em 1988; por Manika: A Menina que Nasceu Duas Vezes, em 1989; e por El Viaje, em 1992), e em Berlim (por Argentina, Mayo de 1969: Los Caminos de La Liberación, em 1969; e com o Urso de Ouro Honorário, em 2004).

As outras duas homenagens do Festival de Gramado neste ano já haviam sido divulgadas. Quem receberá o troféu Oscarito por seu trabalho será a atriz Marília Pêra. Já o troféu Cidade de Gramado irá para o ator, diretor, produtor e roteirista Daniel Filho.

(Fonte: Pauta Assessoria)

 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *