Considerado um dos documentaristas mais importantes do cinema nacional, o paraibano Vladimir Carvalho será homenageado no Pirenópolis.Doc com um recorte de suas principais produções numa mostra especial. Em sua primeira edição, o Festival acontece entre os dias 06 e 09 de agosto, no Cine Pireneus, na cidade de Pirenópolis, em Goiás.

Com a presença confirmada do homenageado na mostra especial, foram escolhidos nove documentários com a proposta de ilustrar alguns dos caminhos tomados pelo cineasta em seus 45 anos trabalhando com documentários. Além da exibição dos filmes, haverá um debate, dia 9, às 11h, mediado pelo crítico e curador Carlos Alberto Mattos, e o lançamento, no dia 8, às 18h, do livro Jornal de Cinema, do próprio Vladimir Carvalho.

A mostra abrange curtas e longas-metragens produzidos em todos os cantos do país, inclusive em Goiás. No filme Vila Boa de Goyaz (1974), por exemplo, Vladimir mostra os diferentes personagens da Cidade de Goiás. Já no curta A Paisagem Natural (1991), o cineasta cria um sinfonia audiovisual sobre as belezas do Planalto Central. Ainda serão exibidos os curtas Quilombo (1975), Mutirão (1975), A Bolandeira (1967), e Perseghini (1984). O único videoclipe do diretor, Zum Zum: Com os Pés no Futuro, e os dois longas-metragens Barra 68: Sem Perder a Ternura (2000) e O Engenho de Zé Lins (2o06).

(Fonte: Agência Cajá)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *