Vladimir Carvalho (ao centro), entre o Governador Rodrigo Rollenberg e Walter Carvalho / Foto Junior Aragão
Vladimir Carvalho (ao centro), entre o Governador Rodrigo Rollenberg e Walter Carvalho / Foto Junior Aragão

O quadragésimo oitavo Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, edição que comemora o cinquentenário do mais antigo festival de cinema do país – interrompido apenas por alguns anos durante a Ditadura Militar – teve sua cerimônia de abertura marcada por fortes emoções. O início oficial aconteceu na noite de terça-feira, dia 15 de setembro, no Cine Brasília, na capital federal. A programação contava com a exibição do longa inédito Um Filme de Cinema, de Walter Carvalho. Antes, porém, foi feita uma justa e merecidíssima homenagem a um dos nomes mais importantes do cinema nacional: Vladimir Carvalho.

Em janeiro de 2015, Vladimir Carvalho comemorou 80 anos de vida. Além disso, completou-se há pouco 45 anos que ele decidiu se mudar para o Distrito Federal, onde reside até hoje. A importância destas duas datas não poderiam ser esquecidas, e por isso ele foi convidado a receber um Troféu Candango especial por sua relevância e trajetória na construção de uma identidade cinematográfica brasileira.

Mais emocionante ainda foi o encontro dos dois irmãos no palco. Vladimir é 13 anos mais velho que Walter, e comentou sua alegria e o sentimento paternal que sente pelo colega de profissão. “O Walter é a melhor obra que já fiz na vida”, chegou a afirmar em meio aos efusivos aplausos recebidos pelos presentes no Cine Brasília. Com muito bom humor, os dois prepararam a plateia também para o filme que seria apresentado em seguida, uma verdadeira aula de cinema. Durante seu discurso de agradecimento, Vladimir lembrou ainda dos longas que fez e foram censurados pelos militares, do início de sua carreira e da importância do próprio Festival de Brasília durante sua trajetória.

(Fonte: Redação PdC)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *