_academiaNa próxima terça-feira (17), às 20h30, o longa inédito A Academia das Musas (2015), o mais recente trabalho do cultuado cineasta catalão José Luis Guerín, será exibido na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. No sábado (21), às 19h, acontecerá uma reprise única. A projeção faz parte da Sessão Plataforma, projeto que exibe filmes recentes e inéditos que não tem distribuição garantida no Brasil.

Na trama, um professor de filologia é questionado por sua mulher ao voltar de sua aula a respeito de seu novo projeto pedagógico. Ela está desconfiada da abordagem pedagógica que o marido pretende aplicar em sua Academia de Musas, um projeto em referências clássicas que promete contribuir para a regeneração do mundo através da poesia. Ele fala de musas, essas figuras capazes de inspirar poetas a criar algo que não existia antes. O polêmico projeto desencadeia uma série de situações dominadas pela palavra e pelo desejo.

Guerín nasceu em 1960, em Barcelona. Em sua filmografia destacam-se Innisfree (1990), exibido na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes; Trem de Sombras (1997), exibido na Quinzena dos Realizadores, também em Cannes, Em Construção (2001), vencedor do Goya na categoria melhor documentário, e Na Cidade de Sylvia (2007), exibido no Festival de Veneza. Em 2011, realizou Recordações de Certa Manhã (2011). A Academia das Musas estreou no Festival de Locarno e teve sua primeira exibição no Brasil durante o Festival do Rio 2015.

(Fonte: Sala P. F. Gastal)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *