Na próxima terça-feira, dia 27 de maio, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, realiza a exibição do longa-metragem gaúcho Verdes Anos (1984). A sessão comemora os 30 anos de lançamento do filme e acontece às 20h, com a presença dos diretores Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil e outros membros da equipe.

A sessão é gratuita e aberta ao público, e faz parte das comemorações de 15 anos da P. F. Gastal. Verdes Anos é o primeiro longa em 35mm dos diretores e fez sua estreia no Festival de Cinema de Gramado. O filme acompanha três dias na vida de uma turma de adolescentes em uma cidade do interior, em 1972, no auge da ditadura militar; anos duros, mas também cheios de sonhos e encontros e pequenas e grandes esperanças.

Com o objetivo de documentar o impacto provocado pela estreia do filme, a Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria de Cultura de Porto Alegre está preparando um livro que resgata a memória da obra. A pesquisa está a cargo da historiadora Alice Trusz, que se dedica a estudar os bastidores do filme através de entrevistas com a equipe e a análise de jornais da época. O livro deve ser lançando no segundo semestre deste ano.

Fonte: Sala P. F. Gastal.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *