O Pagamento Final (1993), de Brian De Palma, será exibido neste sábado (15 de agosto), às 18h, na Sala P. F. Gastal, localizada na Usina do Gasômetro (3º andar), em Porto Alegre. Com entrada franca, a exibição faz parte do projeto Sessão Aurora, que apresenta este ano o ciclo Histórias do Cinema Americano. Após o filme, acontecerá um debate com os editores do Zinematógrafo, fanzine de crítica de cinema de Porto Alegre.

Na trama, o advogado David Kleinfeld (Sean Penn) tira o gângster Carlito ‘Charlie’ Brigante (Al Pacino) da cadeia usando uma brecha na lei. De volta às ruas, Carlito sabe que gastou sua sorte e quer andar na linha pela primeira vez na vida. Seus planos mudam quando o advogado reaparece oferecendo uma proposta que lhe permitirá recomeçar do zero ao lado da namorada nas Bahamas.

De Palma é um dos nomes mais importantes da chamada Nova Hollywood. Iniciou sua obra nos anos 1960, produzindo filmes que dialogavam com a contracultura da década, trazendo um olhar satírico às paranoias conspiratórias e outras questões políticas em voga. Nos anos 1970, a partir de filmes como Irmãs Diabólicas (1973), Carrie: a Estranha (1976) e Trágica Obsessão (1976), começou a introduzir de forma mais sistemática a referência conceitual de Alfred Hitchcock. Foi acusado por muitos de ser um mero imitador do mestre inglês, algo muito distante do que propõe, inclusive, em obras-primas da década seguinte, como Vestida Para Matar (1980), Um Tiro na Noite (1981) e Dublê de Corpo (1984). Mesmo com vários sucessos em sua filmografia, o diretor é hoje um marginal dentro do cinema norte-americano, precisando de produtores estrangeiros para poder viabilizar seu trabalho. Seu último longa-metragem, Paixão (2012), não foi lançado comercialmente nos cinemas brasileiros, mas o Papo de Cinema já viu e comenta aqui.

Confira a seguir o trailer de O Pagamento Final:

(Fonte: Sala P.F. Gastal)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *