Na noite da última sexta-feira, 26 de setembro, o Santa Rosa Mostra Cinema 2014 trouxe a público o nome dos filmes e profissionais agraciados com o troféu Semeador. Dos 17 curtas-metragens brasileiros concorrentes, apenas três dividiram os prêmios destinados pelo júri e pelo público do festival.

Natureza Morta, filme de São Paulo, conquistou seis troféus Semeador: melhor filme, diretor, atriz, roteiro, fotografia e trilha sonora. Enigmático e contundente, o curta do realizador Bruno Jorge retrata uma singular relação entre um rapaz e uma mulher de idade mais avançada.

Por sua vez, Naldo e as Batatas Sorriso, realização porto-alegrense de Roberto Burd, conseguiu os prêmios de melhor ator, montagem e direção de arte. O júri deferiu ainda uma menção honrosa ao santa-mariense Pra quem Quiser Ouvir, de Mariana Silveira. Decisão esta referendada pelo público presente que o escolheu como melhor filme do festival.

O júri do Santa Rosa Mostra Cinema 2014 foi composto pelos cineastas Luiz Alberto Cassol e Juan Zapata, pelos produtores Juan Ferreira e Juliane Fossatti e pelo agitador cultural e professor Larry Wizniewsky.

Quem também recebeu o troféu Semeador na mesma ocasião foi o jornalista, escritor e cineasta Tabajara Ruas. Pelo seu relevante papel no desenvolvimento da cinematografia gaúcha e brasileira, Tabajara foi a figura homenageada do Santa Rosa Mostra Cinema 2014. Ele compareceu ao evento também para acompanhar duas exibições, em caráter de pré-estreia, de seu novo longa, Os Senhores da Guerra (2014), e debater seu trabalho com o público local.

O Santa Rosa Mostra Cinema 2014 foi uma realização da Prefeitura Municipal de Santa Rosa, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e contou com o apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais, IECINE (Instituto Estadual de Cinema), Pizzaria Mediterrâneo, Plug Produtora, Posto Schneider, Posto Vaccari, RBS TV, Sênior Parque Hotel, SESC, Viação Ouro e Prata e Vídeo Clip Locadora.

Abaixo, a premiação completa do Santa Rosa Mostra Cinema 2014:

Melhor Filme: Natureza Morta, de Bruno Jorge

Melhor Direção: Bruno Jorge, por Natureza Morta

Melhor Roteiro: Bruno Jorge, por Natureza Morta

Melhor Atriz: Rosaly Papadopol, por Natureza Morta

Melhor Ator: Marcos Verza, por Naldo e as Batatas Sorriso

Melhor Fotografia: Carlos Firmino, por Natureza Morta

Melhor Montagem: Roberto Burd e Lucas Tergolina, por Naldo e as Batatas Sorriso

Melhor Trilha Sonora: Lucas Mayer e Lou Schmidt, por Natureza Morta

Melhor Direção de Arte: Raiza Antunes, por Naldo e as Batatas Sorriso

Filme Mais Popular: Pra quem Quiser Ouvir, de Mariana Silveira

Menção Honrosa: Pra quem Quiser Ouvir, de Mariana Silveira (“Pela sensibilidade na abordagem narrativa e pela valorização das relações humanas acima de qualquer limitação”)

(Fonte: Santa Rosa Mostra Cinema)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *