A partir do dia 2 de julho, Rio de Janeiro será a capital mundial do cinema de gênero e sexualidade. Contando com obras de mais de 30 países, além de convidados internacionais, o Rio Festival Gay de Cinema 2015– Todos os Gêneros e Sexualidades chega à quinta edição tendo como principal espaço de exibição o Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, na Cinelândia. A Livraria Cultura e o Cine Joia também entrarão no circuito do Festival, que segue até o dia 12 de julho.

Entre longas e curtas-metragens, serão 120 produções (27 longas e 93 curtas) que, distribuídas na programação, vão abordar os gêneros e sexualidades por diferentes pontos de vista.

O programa Panorama Internacional vai receber 18 filmes inéditos, entre eles o documentário Game Face (2015), do diretor Michiel Thomas, e o filme B de ficção científica e horror Dyke Hard (2014), da sueca Bitte Andersson. Ambos os cineastas virão ao Brasil para apresentar seus filmes. Ainda neste Panorama, destaque para o novo filme de Bruce LaBruce, Pierrot Lunaire (2014); a primeira produção na temática do Sri Lanka, Frangipani (2014); e o delicado Atlantida (2014), dirigido pela argentina Ines María Barrionuevo.

Já o Panorama Nacional vai apresentar nove filmes, na sua maioria documentários. Gazelle: The Love Issue (2014), de Cesar Terranova, será o filme de abertura, dia 2 de julho, no Cine Odeon. A sessão de encerramento, dia 11 de julho, contará com Castanha (2014), de Davi Pretto. Na ocasião haverá o show da Maria Helena Castanha, a personagem do filme. O escritor Caio Fernando Abreu e o artista plástico Leonilson são retratados, respectivamente, nos documentários Para Sempre Teu Caio F. (2014) e A Paixão de JL (2014).Os diretores e atores de todos os longas-metragens nacionais estarão presentes no Festival.

Os demais títulos vão se dividir entre a Competição Nacional de Curtas (11 curtas), a Competição Internacional de Curtas (27 curtas), a Mostra Nacional de Curtas (11 curtas), o Transcinema (14 curtas) e o DIV.A – Diversidade em Animação (30 curtas). Haverá também debates com os realizadores, seminário, show e o programa Panorama Jovem.

Para conferir a lista completa dos filmes selecionados acesse o link oficial do Festival aqui.

(Fonte: Assessoria Imprensa RioFGC)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *