Ontem (02 de julho) começou mais uma edição do Rio Festival Gay de Cinema, que segue até dia 12 deste mês. O evento carioca conta com obras de mais de 30 países, além de convidados internacionais. A Suécia ganhará uma mostra especial no evento, que terá inicio a partir do dia 8, às 19h, com dois convidados suecos: o animador Lasse Persson, também conhecido pelo nome Lisa Tulin, e a diretora Elin Övergaard. Ambos irão se apresentar às 19h , no Cine Odeon. Dia 11, às 21h, cada um irá realizar um debate sobre seus filmes.

Lasse Persson e/ou Lisa Tulin é um criador de curtas independentes de animação desenhadas à mãos e ativista engajado na causa na organização transgênero sueca FullPersonality Expression. Mutável na aparência, às vezes masculina, às vezes feminina, ela/ele tem atuado como diretor de animação, animador e artista de storyboard na Suécia, Dinamarca e Canadá há mais de duas décadas. Dia 11, no Cine Odeon, ele irá debater sobre os seus filmes de animação. Entre eles estão Hetero (2013), Bikini (2004), Hand in Hand (1996), Honey- Bunny (1992) e And half the Kingdom (1997). Todos são produzidos pela Swedish Ecstasy Film.

Elin Övergaard irá debater sobre o seu filme Stockholm Daybreak (2013) também no dia 11, na sala Cervantes. Na trama, dois meninos adolescentes começam a ver uns aos outros em uma luz totalmente nova.

A Suécia legalizou as relações homoafetivas em 1944, e 35 anos depois foi o primeiro país a desqualificar a homossexualidade como uma doença. Esse reconhecimento aconteceu depois de uma ação política, entre outros fatos, na qual várias pessoas – para demonstrar o absurdo da classificação – pediram licença médica para tratamento de saúde por serem gays. Hoje em dia, a comunidade LGBT tem os mesmos direitos civis que os heterossexuais, e podem se casar, ter filhos e adotar crianças.

Confira a vinheta oficial de apresentação do Rio FGC 2015 você confere aqui:

(Fonte: Assessoria de Imprensa RioFGC)

 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *