De 3 a 12 de maio, no âmbito do 4º Festival Varilux de Cinema Francês, o Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, apresenta a Mostra Benoît Jacquot, em homenagem ao diretor francês.

A mostra é uma iniciativa da Embaixada da França no Brasil, com realização do Institut Français. Na programação, filmes consagrados do cineasta, como A Morte do Jovem Aviador Inglês (1993) e Sade (2000).

Benoît Jacquot, que foi assistente de Marguerite Duras e Marcel Carné, dirigiu 20 longas de cinema, mais de 15 filmes de televisão e vários filmes de ópera. Influenciado por Robert Bresson, Jacquot é, para citar o crítico francês Jean-Michel Frodon, “um cineasta que acredita muito forte na realidade, na literatura e no inconsciente“.

Jacquot, inclusive, faz parte da delegação francesa que estará presente no Brasil para uma série de entrevistas e debates. O diretor vem ao país para lançar o filme Adeus, Minha Rainha, acompanhado pela atriz Léa Seydoux. O filme, selecionado pelo festival de Berlim em competição oficial,  ganou o Premio Louis-Delluc do melhor filme e teve 10 nominações nos Cesar 2013.

Com uma meta de público de cem mil espectadores, o 4º Festival Varilux de Cinema Francês volta às telas dos cinemas brasileiros com o melhor da dramaturgia francesa recente, de 1º a 16 de maio. Neste ano, o festival chega a 40 cidades e 70 salas de cinema, um aumento significativo em relação ao ano passado, que faz desse evento o maior festival de cinema digital do Brasil.

Fonte: Festival Varilux de Cinema Francês

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *