pequenos cineastasA partir de hoje até domingo (06) acontece no Rio de Janeiro a 5ª edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta, no Centro Cultural Banco do Brasil. O evento irá exibir cerca de 60 curtas, selecionados entre 250 inscritos, com entrada franca. O objetivo é promover o debate sobre o universo infantil, discutindo os conceitos educacionais atuais e os valores dentro da diversidade cultural, através de um panorama da produção audiovisual realizada por crianças e jovens do Brasil e do exterior, entre 8 e 17 anos.

Serão exibidos um total de 60 filmes, sendo 25 deles internacionais, vindos de 14 países diferentes: Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, China, Espanha, Grécia, Inglaterra, Irã, Itália, Suécia, Ucrânia e Venezuela. Já os brasileiros vieram de 12 estados: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Natal, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A mostra competitiva conta com 37 filmes. Ao final de cada sessão o público (apenas crianças de 8 a 17 anos) pode votar em seu preferido nas competitivas nacional e internacional, em duas categorias: de 8 a 12 anos e de 13 a 17 anos. Os filmes também são analisados por um júri formado por dez crianças e jovens cineastas, com perfis representativos de diferentes regiões do estado do Rio, em conjunto com a coordenadora pedagógica do Festival e um representante do mercado audiovisual. Os vencedores levam pra casa o troféu Pequeno Cineasta, além de câmeras digitais da marca Nikon, de diversos modelos. Entre os filmes selecionados está Pelos Cantos do Rio (2015), animação em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro.

Além de mostra competitiva, o FIPC vai contar com workshop de cinema gratuito, exposição de fotos e exibição de filmes na Arena Dicró, na Penha; mesa redonda com a participação de pequenos cineastas do Rio e da Suécia; além de três mostras não competitivas: Sustente sua Historia, com curtas voltados para o meio ambiente; Pequeno Cineasta, com filmes criados pelos alunos da oficina homônima; e outra internacional com filmes escandinavos. Esta última acontecerá dia 5 e contará com a presença do sueco Kristoffer Hagelber, coordenador internacional do festival. Outro convidado internacional é a atriz e pedagoga espanhola Ana Hernandés Sanchiz, da escola Lá Bici de E.T, que irá promover o workshop gratuito, no Instituto Cervantes de Botafogo, para educadores, líderes comunitários e interessados no assunto sobre como utilizar a linguagem cinematográfica dentro das escolas.

Confira a lista completa dos selecionados aqui.

(Fonte: Tatiana Garritano)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *