Na última quarta-feira, dia 30 de julho, aconteceu a cerimônia de premiação do 9º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, no Memorial da América Latina. O Troféu Itamaraty para o Cinema Sul-Americano, destaque na premiação, foi para o argentino Refugiado (2014), de Diego Lerman.

Além do troféu, a produção ganhou o prêmio de R$ 90 mil, destinado a filmes produzidos por pelo menos dois países da América do Sul. Refugiado é uma coprodução entre Argentina, Colômbia, França e Alemanha, e foi lançado na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2014.

O longa A Morte de Jaime Roldós (2013), de Manolo Sarmiento e Lisandra Rivera, recebeu menção honrosa. O filme aborda o breve governo de Jaime Roldós Aguilera (1979-1981), que terminou repentinamente em um suspeito acidente de aviação. De acordo com o júri, a obra se destacou pelo seu valor testemunhal e a criatividade de sua construção.

O prêmio do público foi para Os Insólitos Peixes-Gato (2013), de Claudia Sainte-Luce. Já o documentarista Sílvio Tendler, um dos homenageados deste ano, recebeu das mãos de João Batista de Andrade o Troféu Fundação Memorial da América Latina. Para mais informações sobre o evento e os filmes participantes, acesse o site http://www.festlatinosap.com.br/.

Fonte: ATTi Comunicação e Ideias.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *