2-cinemanovo_05A Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine) lançará neste mês de dezembro seu próprio projeto de exibição. O filme da primeira edição do encontro será o premiado documentário Cinema Novo (2016), de Eryk Rocha. A apresentação acontecerá no Cinema da Fundação (R. Henrique Dias, 609 – Derby), em Recife, nesta sexta-feira, dia 09, às 14h, seguido de debate com o professor da UFPE Paulo Cunha. A atividade também tem sessões previstas para Belém, Porto Alegre e Salvador.

Em Cinema Novo, através de imagens de arquivo, diretores e atores falam sobre o cinema brasileiro dos anos 1960. Sem a proposta de definir o movimento ou estudá-lo, o documentário relembra ideias e conceitos empregados pelos realizadores da época. A produção conta com depoimentos de cineastas como Carlos Diegues, Nelson Pereira dos Santos, Ruy Guerra e Glauber Rocha (pai de Eryk). O longa, que homenageia essa importante corrente cinematográfica nacional, ganhou no Festival de Cannes 2016 o Troféu Olho de Ouro. Confira abaixo o trailer:

A Sessão Abraccine está de acordo com o compromisso da entidade em promover as diversas formas de pensamento crítico, reflexão e debate sobre cinema. Criada em 2011, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema e é a primeira entidade nacional a reunir críticos de todas as regiões do país: são 100 associados de 15 estados. A entidade organiza júris em diversos festivais de cinema, concede prêmios, publica livros especializados, promove cursos e seminários, e trabalha pela inserção da crítica nos mecanismos de discussão das políticas pelo cinema brasileiro. Confira abaixo a programação:

9/12
Cinema da Fundação (Recife), às 14h * debate com Paulo Cunha e André Dib

13/12
Cinemateca Paulo Amorim (Sala Eduardo Hirtz – Porto Alegre), às 19h30, *debate com Ivonete Pinto e Mônica Kanitz

14/12
Saladearte XIV (Pelourinho – Salvador), às 18h30, *debate com Rafael Carvalho e Ramon Coutinho (realizador e professor)

28/12
Cine Olympia (Belém), às 18h30, *debate com Marco Antônio Moreira

(Fonte: Abraccine)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *