025O projeto Psicanálise e Cinema, da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), exibirá, no dia 28 de outubro, às 19h, o filme Os Demônios (1971), de Ken Russell, considerado pelo British Film Institute uma obra-prima do cinema britânico. A sessão será gratuita e seguida de debate com a psicanalista Fátima Amin, na SBPRJ (R. Davi Campista, 80), no bairro Humaitá, Zona Sul do Rio.

Baseado na obra literária Os Demônios de Loudon (1952), de Aldous Huxley, a trama segue um caso real de histeria coletiva ocorrido em um convento de freiras na França no século XVII. A história é ambientada durante o violento regime católico de 1631 e parte da suposta possessão da madre-superiora Irmã Jeanne (Vanessa Redgrave), cujas fantasias sexuais com o padre Grandier (Oliver Reed), do vilarejo de Loudon, resulta em um dos mais sangrentos episódios da época.

Os Demônios (1971), premiado como Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Veneza, foi proibido no Brasil na mesma época de Laranja Mecânica (1971) e Último Tango em Paris (1972). Na SBPRJ será exibida a versão original inglesa. O objetivo do encontro é colaborar com os estudos sobre crises de histeria individual e coletiva. A classificação é 18 anos. Informações e reservas pode ser feitas pelo fone (021) 2537-1333 ou pelo e-mail: [email protected]. Confira abaixo o trailer original do filme:

(Fonte: SPS Comunicação)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *