brichosO Cine Caramelo – Festival Infantojuvenil de Cinema de Porto Alegre – chega a sua 2ª edição entre os dias 1 e 9 de setembro, na Sala Redenção da UFRGS. Trata-se de um festival para crianças, adolescentes e adultos que com eles convivem, especialmente pais e educadores, infância e juventude. A entrada é franca.

Os destaques da programação são o média-metragem Das crianças Ikpeng para o Mundo (2001), filme integrante da Coleção Cineastas Indígenas para Jovens e Crianças; o clássico Sinfonia Amazônica (1951), primeiro longa-metragem animado da história do Brasil; o recente As Aventuras do Avião Vermelho (2014), adaptação da obra homônima de Erico Verissimo; e o segundo filme da série Brichos: Bichos Brasileiros, intitulado Brichos 2: A Floresta é Nossa (2012, imagem acima).

Para o público adulto, sessões de filmes contemporâneos que refletem sobre infância, juventude e educação. Cinco documentários resgatam o trabalho e o pensamento de pedagogos e educadores do Brasil e da Argentina que buscaram reinventar a escola convencional. Já o filme Quando sinto que já sei mostra iniciativas atuais que estão acontecendo Brasil afora e que estão criando novas abordagens e caminhos para uma educação mais próxima da participação cidadã, da autonomia e da afetividade.  Confira a programação completa aqui.

(Fonte: Departamento de Difusão Cultural – UFRGS)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *