A mostra de cinema “Pasolini, ou quando o Cinema se faz Poesia e Política de seu Tempo” levará para o Cinema I do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, de 16/10 a 10/11, uma retrospectiva completa da obra do diretor italiano com filmes em película 35mm. Serão exibidos vários títulos inéditos no Brasil, incluindo documentários filmados na Índia e na África, com uma particular visão sobre o Terceiro Mundo, pouco conhecida em terras brasileiras, mas com grande aproximação e diálogo com as ideias de Glauber Rocha e outros cineastas e intelectuais contemporâneos dos anos 1960 e 1970.  Além das obras cinematográficas e debates, a mostra contará com uma exposição de fotos nunca antes exibidas. Mais duas cidades estão no roteiro da mostra do CCBB: São Paulo (de 22/10 a 16/11) e Brasília (de 5 a 24 de novembro), que ficarão somente com a exibição dos filme e debates.

A retrospectiva sobre Pier Paolo Pasolini exibirá toda a obra cinematográfica em 35mm, o que torna o evento um prato cheio para os amantes do trabalho do cineasta, que ainda contará com a exibição de importantes documentários (em DVD) feitos sobre ele. Para deleite dos fãs, Ninetto Davoli, o principal ator dos filmes do cineasta, estará presente no dia 20 de outubro para um encontro especial com o público, quando irá compartilhar suas recordações do mestre do cinema italiano. Uma exposição de poemas da época em que Pasolini esteve no Brasil também está na programação. Filmes nacionais que se assemelham à sua estética também estarão na mostra.

Estão programados mesas e debates com pesquisadores, críticos, professores e realizadores de cinema como Hilton Lacerda (cineasta e roteirista), João Silvério Trevisan (cineasta e escritor), Roberto Chiesi (diretor da Fondazione Archivio Pasolini, sediada na cidade italiana de Bologna), Mariarosaria Fabris (USP), Miguel Serpa Pereira (PUC-Rio) e Flávio Kactuz (Curador da Mostra e Professor da PUC-Rio).

Confira a programação completa aqui: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/pasolini-2/

(Fonte: Mais e Melhores Produções Artísticas)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *