A 17ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris vai exibir recentes produções nacionais, misturar cinema e literatura e prestar uma homenagem a Maria Bethania. Na seleção, 31 longas dos mais diversos gêneros. Entre eles, alguns inéditos comercialmente no Brasil, como os premiados Que Horas Ela Volta? (2015), de Anna Muylaert, com Regina Casé e Karine Teles; Sangue Azul (2014), de Lírio Ferreira; Casa Grande (2014), de Fellipe Barbosa; Ausência (2014), de Chico Teixeira; e Yvone Kane (2014), de Margarida Cardoso, co-produzido entre Brasil e Portugal. O evento está marcado para ocorrer entre os dias 7 e 14 de abril, no cinema L’Arlequin, e terá ainda uma votação do melhor longa-metragem de ficção, feita pelo público.

Por conta do Salão do Livro em Paris, que em 2015 teve o Brasil como tema, o Festival vai exibir também oito longas que levam o universo da literatura para as telas, como Lavoura Arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho, Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos e adaptado do clássico de Graciliano Ramos, Meu Pé de Laranja Lima (1970), de Marcos Berstein, e outros.

O festival ainda vai prestar ainda uma homenagem a Maria Bethania, por conta dos 50 anos de carreira da atriz e cantora, exibindo 3 filmes em fases distintas e pontuais de sua trajetória: Bethania bem de Perto (1966), de Eduardo Escorel e Júlio Bressane; Doces Bárbaros (1977), de Antonio Carlos Foutoura; e O Vento Lá Fora (2014), de Marcio Debellian, em que ela e a professora Cleonice Berardinelli narram poemas de Fernando Pessoa.

Entre os confirmados para os debates, estão a diretora Carolina Jabor (Boa Sorte, 2014); o ator e diretor Caco Ciocler; os diretores Joel Pizzini (Olho Nu, 2012); Anna Muylaert; o diretor Paulo Machline e o roteirista Claudio Galperin, de Trinta (2012); Lírio Ferreira; e Marcio Debellian, de O Vento Lá Fora.

A programação completa pode ser encontrada na página oficial do Festival, clicando aqui.

(Fonte: Isabelle Buron)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *