A Sony Pictures, em parceria com o Unibanco Arteplex, realiza sessão com audiodescrição para deficientes visuais do filme Operação Presente (Arthur Christmas) neste sábado, 19 de novembro, em São Paulo. O evento conta ainda com o apoio da Rosangela Barqueiro, relações institucionais da Fundação Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual, Paulo Romeu Filho, articulador do Movimento pela Audiodescrição no Brasil e criador do Blog da Audiodescrição e Laércio Sant’anna, analista de sistemas da PRODAM, empresa que oferece serviços nas áreas de Tecnologia da Informação, em projetos de inclusão.

Pouco explorada no Brasil, a audiodescrição é um importante recurso diferencial que permite às pessoas com deficiência visual compreenderem em sua totalidade uma obra, seja ela um filme, um programa de televisão, uma peça de teatro, etc; proporcionando uma narrativa paralela de cenários, personagens e atitudes não descritas nos diálogos.

As últimas pesquisas do IBGE revelam que cerca de 14,5% da população brasileira é portadora de alguma deficiência visual, seja ela total ou parcial.   A maior proporção se encontra no Nordeste (16,8%) e a menor no Sudeste (13,1%). Entretanto, os dados ainda são bastante controversos, o que nos leva a crer que os números podem ser ainda maiores.

A comédia animada em CG e 3D Operação Presente, é uma produção Aardman para a Sony Pictures Animation, que finalmente revela a incrível e a nunca antes vista resposta para a pergunta de toda criança: “Então, como é que Papai Noel consegue entregar todos os presentes em uma única noite?”. A resposta: graças à emocionante e ultra high-tech operação presente do Papai Noel, que acontece em um lugar escondido no Pólo Norte. O cerne do filme é uma história com os ingredientes de um Natal clássico – uma família com engraçados desentendimentos e um herói improvável, Arthur, com uma missão urgente que deve ser concluída antes do amanhecer da manhã de Natal.

Fonte: Espaço Z

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *