Ator Chi Cao em cena como Li

Premiado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, O Último Dançarino de Mao, do australiano Bruce Beresford (Conduzindo Miss Daisy), tem seu drama bem plantado em raízes verídicas. O roteiro adapta a biografia do bailarino chinês Li Cunxin, cuja história pessoal foi atravessada pelos altos e baixos da Revolução Cultural. O filme estreiaem São Paulo e no Rio de Janeiro.

O próprio Li Cunxin aprovou seu intérprete na tela, o bailarino Chi Cao, que o encarna na fase adulta. Cao, aliás, é filho de dois professores do personagem real na Academia de Balé de Pequim.

Criança, Li (nesta fase interpretado por Wen Bin Huang) vive com os pais camponeses. Até o dia em que sua aldeia é visitada por representantes do governo, recrutando candidatos para treinamento artístico e atlético. O menino é escolhido para estudar dança em Pequim, forçando uma separação da família, juntamente com diversas outras crianças da sua e de outras aldeias. Ainda que emocionalmente divididos, os pais viam aí uma oportunidade de um futuro melhor para os filhos.

Li Cunxin

Em Pequim, Li esquece a infância em favor de um treinamento intensivo, não raro doloroso. A ideologia penetra todas as instâncias da vida do garoto, já que os temas dos espetáculos de balé são todos dirigidos para o enaltecimento dos valores da revolução comunista.

Uma visita do presidente Richard Nixon à China, em 1972, dá início a um processo de aproximação com os EUA. A partir daí, começa a ocorrer um intercâmbio maior entre os dois países, inclusive de artistas, que mudará a vida de Li Cunxin.

O diretor do balé de Houston, Ben Stevenson (Bruce Greenwood), impressiona-se pelo talento do bailarino chinês, que é convidado para uma temporada no Texas. Lá, ele descobre uma realidade inteiramente diferente da de seu país.

O choque cultural e a paixão pela bailarina Elizabeth (Amanda Schull) amadurecem em Li a intenção de ficar nos EUA – uma decisão que provoca um incidente diplomático e acarreta uma sequência de acontecimentos dramáticos.

 

Confira o trailer do filme biográfico:

httpvhd://www.youtube.com/watch?v=wKdYgTX7pNY

 

Fonte: Reuters

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *