craven postO cineasta Wes Craven, responsável por clássicos do cinema de terror e suspense como A Hora do Pesadelo (1984) e a franquia iniciada com o sucesso Pânico (1996), faleceu neste domingo (30), em Los Angeles, onde morava. Aos 76 anos, Craven encerrou a luta contra um câncer no cérebro, e sua morte foi confirmada por membros da família, segundo o site do The Hollywood Reporter.

Wesley Earl Craven nasceu em 2 de agosto de 1939, e cresceu no subúrbio de Cleveland, antes de se graduar em letras, psicologia e filosofia, áreas na qual lecionou. Seu interesse pela realização de filmes se tornou profissão no início dos anos 1970, e foi justamente aliando duas de suas áreas de conhecimento, a psicologia e a escrita, que ele deu início a uma carreira marcada por diversos clássicos. Seu primeiro trabalho nas telonas foi em 1971, quando foi produtor associado de Together (1971), primeira ficção de Sean S. Cunningham (que anos depois viria a realizar Sexta-Feira 13, 1980).

Estreou como diretor em Aniversário Macabro (1972), do qual também foi roteirista e montador. Este foi o primeiro do gênero “terror adolescente”, do qual Craven seria um dos grandes nomes. Foi com temática semelhante que emplacou os sucessos estrelados pelo eterno Freddy Krueger na saga iniciada em A Hora do Pesadelo (1984). Também realizou sucessos de outras vertentes do terror, como com os cultuados Quadrilha de Sádicos (1977) e Quadrilha de Sádicos 2 (1984), ou na mistura com a comédia em Um Vampiro No Brooklyn (1995), estrelado por Eddie Murphy.

Na década de 1990 teve sucesso com outra franquia: Pânico, que iniciou em 1996 e ganhou três sequências sob seu comando, incluindo Pânico 4 (2011), seu último trabalho atrás das câmeras. Curiosamente, um dos seus filmes com maior aceitação dos críticos fugia completamente da temática que sempre lhe foi tão cara: o drama Música do Coração (1999), indicado aos Oscars de Melhor Atriz (Meryl Streep) e Melhor Canção Original (“Music Of My Heart“, de Diane Warren).

Recentemente esteve envolvido em outros projetos, como a produção executiva da série Scream, baseada no seu sucesso homônimo dos anos 1990, que é exibida pela MTV. Entre seus trabalhos incompletos estão os thrillers The Girl in the Photographs, com Kal Penn, e Home, com Patricia Clarkson, ambos atuando como produtor executivo. Ele deixa esposa, um filho, uma filha, uma enteada e três netos.

(Fonte: Redação PdC)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *