O filme português O Cônsul de Bordéux (2011), de Aristides de Sousa Mendes, será exibido e debatido no Cine-Debate, em Osasco, São Paulo, dia 9 de novembro. O evento irá discutir o cinema português e acontece às 17h, no Espaço Cultural Grande Otelo.

O Cônsul de Bordeaux (2011) é o filme de maior bilheteria de Portugal da última década. Considerado como o Schindler português, o longa revisita a extraordinária do herói português que salvou cerca de 30 mil vidas durante a Segunda Guerra Mundial e desvenda a consciência e coragem de um homem que ousou desafiar Salazar, inscrevendo seu nome na história da humanidade.

Sinopse: Em 1966, Israel distinguiu-o como “Justo Entre as Nações” pelo papel fundamental que exerceu ao evitar o extermínio de 10 mil judeus. Sousa Mendes recusou-se a entregar pessoas aos campos de concentração nazista, tendo argumentado com a mítica frase: “Se há que desobedecer, prefiro que seja a uma ordem dos homens do que a uma ordem de Deus”. No entanto e apesar da conduta nobre, humana e heroica, terminou a sua vida na pobreza e no esquecimento.

Fonte: Cine-Debate

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *