O Festival do Rio 2012 divulgou uma lista com os nomes dos convidados especiais que estarão presentes nos dias do evento que iniciou sua programação ontem, 27 de setembro. O evento segue até 11 de novembro em cerca de 40 pontos espalhados pela cidade e 25 salas de cinema, exibindo mais de 400 filmes de aproximadamente 60 países.

Vencedor do Oscar por O Reverso da Fortuna (1990), o inglês Jeremy Irons desembarca no próximo dia 6 de outubro no Rio para divulgar Trashed, documentário ambiental produzido e narrado pelo ator, uma das atrações do Festival do Rio 2012. Antes dele, a dupla de diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris – que fez sucesso com o filme sensação A Pequena Miss Sunshine (2006) – chegaram à cidade no dia 26 de setembro, com seu novo longa, Ruby Sparks, comédia romântica com o casal Paul Dano e Zoe Kazan.

Esses nomes se juntam outros como os do diretor inglês Roland Joffé, que apresenta Encontrarás Dragões: Segredos da Paixão (There be Dragons), drama sobre a guerra civil espanhola com Rodrigo Santoro no elenco; e o francês Leos Carax, que dirigiu Holy Motors (2012), um dos sucessos do último Festival de Cannes. Outro diretor, o espanhol Fernando Trueba vai apresentar El Artista y la Modelo (2012). A mostra Imagens de Portugal contará com a presença da diretora Teresa Villaverde (com Cisne, 2011) e João Pedro Rodrigues, que ganha retrospectiva e chega ao Rio no próximo dia 6 de outubro.

Dia 4 de outubro chega a badalada artista plástica sérvia, Marina Abramovic, tema de dois documentários sobre sua carreira na Mostra Itinerários Únicos: Marina Abramovic The Artist is Present (2012), de Matthew Akers; e Bob Wilson’s Life & Death of Marina Abramovic (2012), dirigido por Giada Colagrande.

Entre os produtores, terá a presença de Iain Canning, Oscar de Melhor Filme por O Discurso do Rei (2010) e produtor/ produtor executivo de diversos longas que já passaram pelo Festival em edições anteriores: Shame (2011), Mary e Max: Uma Amizade Diferente (2009) e Control (2007), sobre a vida de Ian Curtis. Nesta edição do festival ele apresenta Europa Morta (Dead Europe, 2012).

Alguns brasileiros com produções internacionais também estão na lista. Entre eles, o ator Marcio Garcia, que dirige seu segundo longa com elenco hollywoodiano (Camilla Belle, Andy Garcia, Colin Egglesfield), Open Road; e o roteirista Mauricio Zacharias, tradicional parceiro de Karim Aïnouz, que vive há mais de 20 anos em Nova York, e escreveu Deixe a Luz Acesa (Keep The Lights On, 2012), com Ira Sachs. A produção é a versão para o cinema da conturbada relação de Ira Sachs com o agente literário Bill Clegg – que transformou a história no best seller Retrato de um Viciado Quando Jovem.

Pelo RioMarket, Chris Newman (Oscar de Melhor Som pelos filmes O Paciente Inglês, 1996, Amadeus, 1984 e O Exorcista, 1973) ministra workshop de som; Frank Spotnitz (Arquivo X) dá aula sobre roteiro para TV. O maquiador Dean Jones (Piratas do Caribe e X-Men: Primeira Classe, 2011) e a figurinista Audrey Fisher (Milk – A Voz da Igualdade, 2011) também confirmaram presença.

Fonte: Festival do Rio

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *