Lauro_Escorel-11Além do longa do Cinema Novo (2016), de Eryk Rocha, a noite de abertura do 49º Festival de Brasília exibirá o curta Improvável Encontro (2016), assinado pelo cineasta Lauro Escorel, feito sobre fotografias de mestres como José Medeiros e Thomaz Farkas. Os filmes poderão ser assistidos em sessão especial para convidados, no dia 20 de setembro, a partir das 20h30, no Cine Brasília.

O curta foca nas imagens de Medeiros e Farkas, dois construtores da moderna fotografia brasileira, contando com depoimentos de vários fotógrafos contemporâneos. Será possível compreender porque Glauber Rocha se referia a Medeiros como “o único que sabia fazer uma luz brasileira” e ainda conhecer um pouco mais sobre a Caravana Farkas, um registro das manifestações da cultura popular brasileira.

Escorel se tornou um dos mais conceituados diretores de fotografia brasileiros após trabalhar nos premiados Toda Nudez Será Castigada (1973), de Arnaldo Jabor, e Lúcio Flávio: O Passageiro da Agonia (1977), de Hector Babenco. O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro acontece de 20 a 27 de setembro no Cine Brasília (EQS 106/107 – Asa Sul, Brasília), e será presidido pelo Secretário de Cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis, com coordenação geral de Sérgio Fidalgo (Coordenador de Audiovisual), tendo Graça Coutinho (artista plástica) como coordenadora adjunta. O evento é o mais antigo do gênero no Brasil. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site oficial do evento.

(Fonte: Objeto Sim)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *