Leonard Nimoy, ator norte-americano que se consagrou no papel do Sr. Spock na série Star Trek, faleceu na manhã desta sexta-feira (27), em sua casa, em Bel-Air. Nimoy estava no estágio terminal de uma doença crônica que obstrui o pulmão. Em 2014, ele anunciou publicamente que estava doente, e atribuiu ao tabagismo, vício que havia largado há 30 anos. A morte foi confirmada por sua esposa, Susan Bay Nimoy.

Trabalhando no cinema desde 1951, Nimoy também foi poeta, fotógrafo e músico. No entanto, foi interpretando o primeiro oficial da nave Enterprise que ele deu vida a um dos personagens mais marcantes da cultura pop na segunda metade do século XX: o imperturbável meio vulcano/meio humano, de orelhas pontudas, Sr. Spock. Neste papel, Nimoy integrou o elenco da série original Jornada das Estrelas (1966-1969). Participou ainda de episódios de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (1987-1994), e de seis filmes da saga. Além disso, dublou personagens em vídeo-games inspirados na franquia também em outros filmes, como Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011).

Nascido em Boston, em 1931, filho de pais judeus originários da Ucrânia, Nimoy começou a atuar ainda quando criança. Sua estreia no cinema foi aos 20 anos, em Queen for a Day (1951). Fez sucesso na televisão, em seriados que marcaram época, como The Eleventh Hour (1962–1964), O Agente da U.N.C.L.E. (1964) e Agente 86 (1966). Entre várias premiações, foi indicado ao Emmy Awards quatro vezes, venceu três vezes o Prêmio Saturno da Academia de Ficção Científica, Fantasia e Filmes de Terror, e ainda foi premiado como Melhor Elenco por Star Trek (2009) pela Sociedade de Críticos de Cinema de Boston e pela Sociedade de Críticos de Cinema de Denver. Além disso, foi também diretor, tendo realizado filmes como Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock (1983) e a comédia Três Solteirões e um Bebê (1987). Seu último trabalho foi uma rápida participação em Além da Escuridão: Star Trek, em 2013.

Além da esposa, Nimoy deixa três filhos, seis netos e um bisneto.

(Fonte: Redação PdC)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *