O curso Mestres & Dragões – A Era de Ouro das Artes Marciais no Cinema está com inscrições abertas em Porto Alegre. Promovido pela produtora cultural CenaUM, as aulas serão nos dias 7 e 8 de setembro e serão ministradas pelo escritor César Almeida.

Mestres & Dragões tem como objetivo explorar a história do gênero de Artes Marciais, que é um dos grandes ícones culturais cinematográficos do Século XX. Serão abordadas suas origens, temas, principais produções e a galeria de realizadores e astros que ofereceu ao mundo.

No início da década de 1970 o universo do cinema foi tomado de assalto por uma onda de filmes vindos do oriente. Originais, dinâmicos e modernos, os Chopsocky, como eram chamados os filmes de Artes Marciais vindos de Hong Kong e Taiwan, tornaram-se uma febre mundial. Com o sucesso local de filmes como O Grande Mestre Beberrão (1966) e O Espadachim de Um Braço Só (1967), o cinema de Hong Kong se desenvolveu e começou a ser exportado. Logo, obras repletas de lutas Kung Fu chegaram a Europa e a América, e acabaram como uma das principais atrações nos circuitos de drive-ins e salas Grindhouse. Uma “Era de Ouro” que produziu lendas como o diretor Chang Cheh e o ídolo imortal Bruce Lee, e que influencia até hoje cineastas como Quentin Tarantino, John Woo e Ang Lee.

Mais detalhes em www.cinemacenaum.blogspot.com.br.

Fonte: Cena UM

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *