A revista acadêmica Orson ganhou uma nova edição, que já está acessível na internet pelo endereço orson.ufpel.edu.br. Produzida pelos cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação da UFPel – Universidade Federal de Pelotas, a sétima edição questiona o estatuto da imagem através de textos com múltiplas abordagens: cinema de fluxo, cinema de garagem, a imagem e o meio, as imagens de arquivo, o conteúdo político pela imagem, a imagem como alteridade, a imagem como irrepresentável.

Há também textos que analisam o cinema brasileiro pelo viés dos roteiros, o som e a necessidade de planejamento, a inspiradora história do movimento cineclubista de Belém do Pará, o cinema coreano, o japonês e o lituano. Também há a tradicional tira de André Macedo retratando o universo acadêmico.

O próximo número da revista, que sai em 2015, terá um dossiê especial para comemorar os 100 anos de Orson Welles. Nascido em maio de 1915, o cineasta e ator é, provavelmente, o nome que mais provocou reflexões, especialmente sobre Cidadão Kane (1941). Prazo para envio de textos: 6 de maio, dia do nascimento de Welles.

(Fonte: Abraccine)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *