Entre os dias 7 e 19 de abril, a Caixa Cultural Rio de Janeiro irá exibir a mostra José Wilker: 50 Anos de Cinema, com uma retrospectiva de 34 filmes do ator e o lançamento de um livro-catálogo sobre a obra de Wilker, que faleceu em abril de 2014, aos 67 anos.

O projeto tem curadoria de Marcelo Laffitte, cineasta e amigo de José Wilker, e é uma realização da Laffilmes. A ideia nasceu no início de 2014, quando Laffitte propôs a Wilker realizar uma retrospectiva para comemorar meio século da carreira do ator. A mostra vai exibir filmes marcantes e outros pouco conhecidos, como o português Filha da mãe (1990), de João Canijo, que permanece inédito no Brasil; o premiado curta-metragem Eu sou Vida, Eu não sou Morte (1970), de Haroldo Marinho Barbosa; e O casal (1975), de Daniel Filho, um dos primeiros trabalhos do ator.

Entre outros títulos selecionados estão o documentário Jango (1984), narrado por Wilker, e Batalha dos Guararapes (1978), de Paulo Thiago. Da literatura e teatro serão exibidas as versões cinematográficas de Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), baseada no romance de Jorge Amado, e Bonitinha, Mas Ordinária (1981), de Nelson Rodrigues, além de Os Inconfidentes (1972), de Joaquim Pedro de Andrade, em que Wilker interpreta Tiradentes.

Durante a mostra, será lançado um livro-catálogo de 152 páginas, com prefácios de Miguel Falabella e de Marcelo Laffitte, organizado com textos de 34 amigos que acompanharam a trajetória do ator, como Aderbal Freire Filho, Luiz Carlos Barreto, Maitê Proença e Cacá Diegues.

A mostra terá ainda debates com convidados especiais. No dia 9 de abril, às 19h, serão debatidos os filmes O Casal, For All: O Trampolim da Vitória (1997) e Bye Bye Brasil (1980), com a participação da atriz Betty Faria e do cineasta Luiz Carlos Lacerda. No dia 16 de abril, também às 19h, será a vez da produtora Mariza Leão e do diretor de TV Moacir Góes falarem sobre José Wilker no cinema e na TV.

Os debates e as sessões serão realizados nos cinemas 1 e 2 da Caixa Cultural Rio de Janeiro, na Av. Almirante Barroso, n° 25, próximo à Estação Carioca. Outras informações podem ser encontradas na página oficial da motra, clicando aqui.

(Fonte: Laffilmes)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *